Reforma sindical

OIT lança livro sobre reforma sindical e negociação coletiva

Autor

26 de setembro de 2001, 17h15

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançará, nesta quinta-feira (27/9) às 10h, o livro “Reforma sindical e negociação coletiva”. O evento será no auditório da Fundacentro em São Paulo.

A obra reúne uma série de ensaios de diversos juristas e sindicalistas de entidades patronais e trabalhadores sobre direito sindical e negociação coletiva no Brasil.

O livro aborda também uma síntese de palestras e debates realizados pela OIT em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e outras entidades nacionais sobre o assunto no Mercosul e Chile.

Os ensaios do livro apontam que, desde meados dos anos 90, a liberalização do comércio aumentou e diversificou as necessidades de negociação, cada vez mais incompatíveis com o direito e a estrutura sindicais existentes. A obra discute essas dificuldades e propõe alternativas para um debate que continuará algum tempo na agenda política nacional.

O evento contará com a presença do diretor da OIT no Brasil, Armand Pereira; do representante do departamento de Liberdade sindical da OIT, Horácio Guido. Estarão presentes também o advogado e consultor de entidades sindicais no Brasil, José Francisco Siqueira Neto; o especialista chileno em normas internacionais do trabalho, Guillermo Perez. Além de especialistas em liberdade sindical e negociação coletiva de outros países.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!