Brasil pela paz

Brasileiros não querem ataque armado ao Afeganistão

Autor

23 de setembro de 2001, 11h46

A maioria dos brasileiros é contra uma possível represália militar dos EUA aos atentados terroristas e considera que a solução para a crise seria localizar, prender e julgar os responsáveis pelos ataques.

É o que revela a pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, uma semana depois da ação terrorista que chocou o mundo. 79% dos entrevistados disseram ser contra um ataque militar dos Estados Unidos ao país ou aos países que estariam protegendo terroristas, contra 15% que se disseram favoráveis a ações bélicas. Não souberam responder 4% dos entrevistados e 1% disse estar indiferente.

Para 74%, o governo dos Estados Unidos deveria localizar, prender e levar a julgamento os responsáveis pelos atentados. 10% defendem que os EUA deveriam promover um boicote econômico. Para 1%, os Estados Unidos deveriam “promover a paz” e 8% não souberam responder.

Uma eventual participação das Forças Armadas brasileiras em um ataque coordenado pelos Estados Unidos ao país ou países que abrigam os terroristas responsáveis pelos ataques do último dia 11 é rechaçada por 78%. São favoráveis à participação das Forças Armadas brasileiras nessa ação militar 17%.

Foram entrevistados 2.830 brasileiros, e a margem de erro para a pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!