Dias mais longos

Parente confirma horário de verão no dia 14 de outubro

Autor

8 de setembro de 2001, 11h55

O coordenador da Câmara de Gestão da Crise de Energia, ministro Pedro Parente, confirmou ao jornal O Globo que o horário de verão deverá começar no dia 14 de outubro.

Parente explicou que o governo não pretende antecipar o início do novo horário em função do plano de racionamento de energia. Segundo ele, o país terá o horário dentro do período dos anos anteriores. “Concluímos que não há necessidade de antecipação em função do plano de racionamento. Até porque é necessário o período de um mês para que o país se prepare para o horário de verão. Então, a idéia é que o horário de verão comece no dia 14 de outubro”, disse Parente.

O horário de verão deverá começar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e nos estados da Bahia e Tocantins. Não está decidido ainda se os estados do Nordeste também participarão da mudança. Um técnico da Câmara de Gestão disse que ainda não se sabe qual a data de término do horário de verão, que normalmente está vinculada ao período de carnaval. No ano passado, o horário de verão começou no dia 8 de outubro e terminou no dia 17 de fevereiro.

O ganho mais importante para o sistema elétrico é a redução do consumo no horário de ponta – das 18h às 20h – que nessa última edição chegou a 5,54%. O governo vai conversar ainda com os governadores do Nordeste para ver se inclui a região.

No ano passado, os estados nordestinos foram incluídos, mas duas semanas depois do início, a medida foi revogada. Alguns governadores entraram na Justiça para sair do horário, outros simplesmente baixaram decretos estaduais revogando a mudança. No geral, o horário de verão gera uma economia de energia de 1%.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!