Computadores nas escolas

MEC é acusado de favorecer a Microsoft em escolas

Autor

25 de outubro de 2001, 16h59

O Ministério da Educação foi acusado de estar desrespeitando acordo político feito no Congresso sobre a instalação dos sistemas operacionais que devem ser instalados em computadores do Telecomunidade das escolas públicas. O MEC também é acusado de favorecer o Windows como sistema operacional único. A denúncia é dos deputados Sérgio Miranda (PCdoB-MG) e Jorge Bittar (PT-RJ).

Utilizando-se dos recursos do Fust – Fundo de Universalização das Telecomunicações – serão comprados 290 mil computadores para serem instalados nas escolas públicas de ensino médio e profissionalizante. Mais de 5 mil municípios serão beneficiados.

Segundo os deputados, ficou estabelecido, durante acordo no Congresso, que seriam instalados dois sistemas operacionais nos microcomputadores das escolas. Entretanto, o documento do MEC induz à manutenção do Windows como único sistema.

O Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (SSED/MEC), Pedro Paulo Popovic, ressalta em ofício-circular que, a inclusão de mais um sistema operacional nas escolas vai acarretar custo adicional de treinamento do pessoal técnico e capacitação de multiplicadores e professores.

Em outro ofício, o Ministério reforça o aumento dos custos e argumenta que a instalação de outro sistema atrasaria ainda mais a chegada dos computadores nas escolas de ensino médio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!