Furto em plantão

Paciente furtado em hospital não deve ser ressarcido por enfermeiros

Autor

18 de outubro de 2001, 10h17

Cinco enfermeiros do Hospital São Vicente de Paula, no Distrito Federal, não precisam ressarcir R$ 1.500,00 para um paciente internado. O valor foi furtado durante o plantão dos enfermeiros. A decisão é do Conselho Especial Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios até que o mérito do Mandado de Segurança impetrado seja julgado.

Os enfermeiros estavam de plantão no dia em que um paciente deu entrada na emergência. Como não tinha acompanhante, o próprio hospital recolheu seus pertences, guardando-os em local de costume. Mais de dois meses depois, o paciente recebeu alta médica. Quando solicitou seus objetos pessoais, constatou que o dinheiro já não estava mais junto com os seus pertences.

A Secretaria de Saúde instaurou sindicância, que foi encerrada dois anos mais tarde mesmo não tendo sido encontrado nenhum responsável pelo furto.Então, a Secretaria resolveu que os cinco enfermeiros deveriam pagar, do próprio bolso, o valor desaparecido durante o plantão.

Indignados com a decisão do secretário de Saúde, Jofran Frejat, e da Secretária de Gestão Administrativa do DF, os profissionais tentaram uma solução interna. Entraram com um pedido de reconsideração, que foi indeferido.

Como já havia sido autorizado o desconto do valor – em parcelas debitadas na folha de pagamento – os enfermeiros decidiram recorrer à Justiça para a suspensão do desconto, até julgamento de mérito da questão. O pedido foi atendido esta semana pelo Conselho Especial do TJ, por maioria de votos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!