Coluna do Rio

Justiça absolve Ruy Castro em ação movida por filhas de Garrincha

Autor

15 de outubro de 2001, 12h20

A Justiça do Rio absolveu o jornalista Ruy Castro, autor do livro “Estrela Solitária”, biografia de Garrincha. A ação de danos morais foi impetrada pelas filhas do jogador.

O processo começou em 1997, época em que o livro chegou a ser apreendido.

Em outro processo de danos materiais, o Tribunal de Justiça já havia decidido que a família do craque tem direito a receber 5% sobre o preço do livro.

Multa suspensa

O desembargador Cláudio de Mello, da 11ª Câmara Cível, suspendeu a cobrança de multa para os professores do Colégio Pedro II que estão em greve. O juiz Siro Darlan havia arbitrado a multa em R$ 5 por aluno.

Segundo a liminar, a medida poderia resultar em grave lesão aos direitos dos professores.

Mundo do crime

A Comissão Prisional da Câmara Federal pesquisou os motivos que levaram 180 mil pessoas para a cadeia no Brasil.

Segundo os dados, 70% dos presos entraram para o mundo do crime por envolvimento direto ou indireto com as drogas. Pior: quando ingressam no sistema penitenciário, não têm qualquer assistência para a recuperação da dependência química.

Comemoração

O Museu da Justiça abre, nesta terça-feira (16/10), uma exposição em comemoração aos 250 anos do Tribunal de Justiça do Rio. A exposição reúne documentos, processos e fotos como as da Praça Quinze, área onde foi inaugurada em 1752 a primeira sede do Tribunal de Justiça. O prédio ficava na atual rua da Assembléia, então rua da Misericórdia.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!