Acidente de trabalho

Número de acidentes de trabalho é o menor dos últimos 25 anos

Autor

26 de novembro de 2001, 19h46

O número de acidente de trabalho no Brasil é o menor dos últimos 25 anos. De 1998 para cá, os acidentes diminuíram em 16,7%. Em 2000, de acordo com o Ministério do Trabalho, aconteceram 343 mil acidentes no total de 27 milhões de trabalhadores registrados. Mais de 3 mil pessoas morreram e o país teve um prejuízo anual de R$ 20 milhões com indenizações.

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho de Sorocaba, Sérgio Aranha, apesar da redução anunciada, o Brasil ainda é campeão em números de acidentes de trabalho. De acordo com o engenheiro é preciso lembrar que muitos trabalhadores são informais e estão fora de qualquer índice.

Para Sérgio Aranha, a conscientização de empregadores e empregados é o primeiro passo para uma real redução nos acidentes.

Como forma de incentivo, nesta quarta-feira (27/11), a Agência Brasil de Segurança, premiará diversas empresas que se destacaram em 2000 por terem promovido significativa redução dessas ocorrências através de seus programas de melhorias na segurança de seus funcionários. O Prêmio ABS de Segurança e Saúde foi criado há três anos.

De acordo com o consultor e coordenador do Prêmio ABS de Segurança e Saúde, Fábio Piza, os empregadores “visam em primeiro lugar a melhoria da condição de vida no ambiente de trabalho e depois nas relações humanas, atingindo a vida do funcionário num todo, abrangendo sua vida familiar e social”.

Fonte: Acontece em Sorocaba

Com informações da Agência Brasil e Folha Online

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!