Jogo do bicho

Delegados respondem por envolvimento no jogo do bicho, decide STJ.

Autor

19 de novembro de 2001, 8h25

Os delegados de polícia do Rio Grande do Sul, Miguel Juchen e Luiz Fernando Tubino da Silva, devem continuar a responder à ação penal que tramita na Justiça gaúcha. Eles são acusados de envolvimento com o jogo do bicho. A decisão unânime é da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao indeferir recursos de habeas corpus impetrados pelos acusados.

Juchen foi acusado de cobrar R$ 2.300 para não investigar o envolvimento de Alberto Carlos Silva Rabelo no jogo do bicho nas cidades de Gramado, Canela e Três Coroas, entre junho e agosto de 1999. As exigências do delegado teriam sido gravadas em uma fita de videocassete. Segundo a denúncia do Ministério Público, parte da fita foi suprimida das investigações pelo então chefe de Polícia, Tubino da Silva, “a fim de satisfazer interesse pessoal” para que não houvesse o processo contra Juchen, o que poderia fragilizar a sua posição política.

Juchen e Tubino tiveram o pedido de habeas corpus negado pelo Judiciário gaúcho. Inconformados, recorreram ao STJ para trancar a ação penal a que estão respondendo. Para os acusados, não cabe ao Ministério Público fazer a investigação criminal neste caso.

O relator, ministro Fernando Gonçalves, afastou as alegações da defesa referente à impossibilidade de oferecimento da denúncia com base em investigações do MP, sem a ocorrência de inquérito policial. O entendimento firmado no STJ é o de que a instituição pode fazer investigações para fins de eventual denúncia, principalmente quando os envolvidos são autoridades policiais, submetidos ao controle externo do órgão ministerial.

Processo: RHC 11600

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!