Restrição de MPs

Advogados de São Paulo se reúnem para propor restrições de MPs

Autor

30 de março de 2001, 0h00

As restrições ao uso de Medidas Provisórias por parte do Executivo serão discutidas, na próxima sexta-feira (6/4), no hotel Hilton, em São Paulo. A iniciativa inédita é da Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo. Os presidentes das 214 Subsecções de todo o estado, que representam 150 mil advogados, deverão estar presentes.

Do encontro sairá a “Carta de São Paulo” para o Congresso Nacional.

Para o presidente da OAB-SP, Carlos Miguel Aidar, a questão das Medidas Provisórias está perdendo o controle, uma vez que o governo vem ampliando sua ação, ao querer provar a constitucionalidade, também das MPs estaduais.

“Somente durante os períodos autoritários da história nacional – como o Estado Novo e o Regime Militar – forjou-se meios para “legislar” sem o Legislativo”, diz. Por isso, ele considera inadmissível aceitar o uso indiscriminado de MPs, que já conta com quase 6 mil medidas editadas e reeditadas, quando o país vive em uma democracia plena.

O tema será apresentado pelo deputado federal Michel Temer, ex-presidente da Câmara e um dos autores da proposta de Emenda Constitucional que restringe o uso das MPs.

Os debatedores serão o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Paulo Costa Leite e advogados Manuel Alceu Affonso Ferreira e Walter Ceneviva, com mediação do presidente da OAB-SP, Carlos Miguel Aidar.

Durante o debate, a população poderá tirar as dúvidas sobre o tema pelo endereço eletrônico www.oabsp.org.br.

Revista Consultor Jurídico, 30 de março de 2001.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!