Votação eletrônica

Congresso discute riscos de votação eletrônica em SC

Autor

1 de março de 2001, 0h00

A confiabilidade e a segurança dos sistemas eletrônicos de votação – como o recém lacrado painel eletrônico do Senado Federal e as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – serão discutidas por especialistas em informática no IX Simpósio Brasileiro de Computação Tolerante a Falhas (SCTF).

O tema será debatido em Florianópolis (SC) entre os dias 5 e 7 de março. O simpósio, considerado o mais importante do país no setor, é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Departamento de Automação e Sistemas do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O debate “Segurança do Voto Eletrônico” – que acontece no dia 6, a partir das 14 horas – terá a participação do engenheiro Amílcar Brunazo Filho, moderador do Fórum do Voto Eletrônico www.votoseguro.org, site que há quatro anos discute a questão na Internet; dos engenheiros Newton Franklin Almeida e Osvaldo Catsumi Imamura, do TSE; e também do especialista Joanilson Ferreira, da Staff Consultores. O professor Michael Stanton, do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), será o moderador.

Brunazo Filho fará a palestra “Critérios para avaliação da segurança do voto eletrônico”. Depois será a vez de Evandro Luiz de Oliveira, da empresa de processamento de dados de Belo Horizonte (Prodabel) e de Cláudio Andrade Rego, perito judicial em informática, que falarão sobre “Auditoria de sistemas eleitorais – O Caso São Domingos (GO)”.

Além das urnas eletrônicas, serão discutidos temas como criptografia, detecção de intrusão em computadores, firewalls, segurança em comércio eletrônico, autenticação e autorização em informática, ferramentas e técnicas.

O congresso será no centro de convenções do Ingleses Praia Hotel. Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.sctf2001.1cmi.ufsc.br/ .

Revista Consultor Jurídico, 1º de março de 2001.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!