Sistema operacional

Rivais e governo americano preocupados com o Windows XP

Autor

  • Omar Kaminski

    é advogado e consultor gestor do Observatório do Marco Civil da Internet membro especialista da Câmara de Segurança e Direitos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e diretor de Internet da Comissão de Assuntos Culturais e Propriedade Intelectual da OAB-PR.

12 de maio de 2001, 0h00

Quando os consumidores comprarem e instalarem o software contendo a nova geração do sistema operacional Windows da Microsoft, denominado XP ou eXPerience, irão “ganhar” também um programa de chat via internet, um novo programa de segurança (Passport), um DVD player e um software para gravar CDs pessoais.

Os oponentes alegam que a história se repete – a Microsoft está forçando um monopólio de “desktop”, integrando a Internet cada vez mais ao seu sistema operacional, portanto agindo com a mesma estratégia que ensejou a abertura do caso anti-trust federal, quando da integração do Internet Explorer com o sistema operacional Windows 98.

Dentre os novos produtos da Microsoft, inclui-se também a .NET – desenvolvimento de uma tecnologia específica para a Internet que interage com outros periféricos e sistemas, encorajando que os consumidores mantenham seus dados pessoais em servidores Internet da Microsoft; e também a Hailstorm – nome-código de determinados serviços que irão rodar na .NET, como o Meu Perfil, Meu Endereço, Meus Contatos, Minha Caixa de Correio, Meus Documentos, Meu Calendário e outros. E o Passport permitirá que os usuários acessem diretamente a Internet apenas com o login do Windows, pois armazenará as credenciais do usuário também para o acesso à Grande Rede.

Representantes da Microsoft alegam que eles apenas visam melhorar seus produtos com novas funções que os consumidores exigem, e que seus rivais estão agindo do mesmo modo – expandindo para novos mercados. E que deverão continuar criando novos produtos com novas funções, caso contrário ninguém mais comprará seus produtos.

Advogados do governo dizem que há uma preocupação com a continuidade da dominância da Microsoft e com a privacidade dos dados dos usuários.

Entre os oponentes da Microsoft, destaca-se a America Online, para quem o potencial poder do Hailstorm é intimidador. Enquanto remover o maior provedor de Internet do mundo do sistema operacional XP é fácil, o abandono do uso do navegador Internet Explorer pela America Online parece ser um árduo processo, que se iniciou após a não-renovação do contrato com a Microsoft em janeiro de 2001.

Tal embate promete ser o maior que a Internet já viu, ou pelo menos gerar um grande show ano que vem.

Autores

  • Brave

    é advogado, diretor de Internet do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI) e membro suplente do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!