Transgênicos

Justiça manda suspender experimentos com transgênicos

Autor

11 de maio de 2001, 0h00

As empresas de biotecnologia instaladas no Brasil estão em estado de alerta porque uma liminar emitida há poucos dias pela Justiça Federal determina a suspensão imediata dos experimentos em campo com variedades geneticamente modificadas que não detenham o Registro Especial Temporário (RET) exigido pela Lei dos Agrotóxicos e Afins (7.802/90). Nenhuma das experiências com plantas transgênicas no Brasil tem o RET, embora estejam devidamente autorizadas pelo Ministério da Agricultura, com base em pareceres da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A liminar, concedida pelo juiz Charles Renaud Frazão de Moraes, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, a pedido do procurador da República Aurélio Virgílio Veiga Rios, atinge diretamente os experimentos com a soja transgênica Roundup Ready da Monsanto, resistente ao herbicida glifosato, e com milho BT e algodão BT, espécies com genes inseticidas, da Syngenta (fusão da Novartis com a AstraZeneca). A Monsanto também mantém campos experimentais onde cultiva o algodão Roundup Ready.

A Monsanto informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai se manifestar sobre o assunto enquanto não estiverem concluídos os estudos da matéria pelo seu departamento jurídico. Fontes das empresas envolvidas comentam que o próprio governo deverá derrubar a liminar que suspende os experimentos a campo, pois autorizou os mesmos.

O advogado da Syngenta, Marcelo Gilioli, disse que a empresa também estuda a nova situação, embora ainda não tenha recebido nenhum tipo de notificação oficial, e nem mesmo tido acesso ao texto da liminar. “No nosso entendimento, a ré nesta ação é a CTNBio, que autorizou os experimentos a campo com variedades transgênicas”, diz Gilioli. O presidente da CTNBio, Esper Abrão Cavalheiro, está em viagem, mas um técnico da comissão disse que o réu, no caso, seria o próprio Ministério da Agricultura, a quem cabe autorizar de fato os experimentos.

A assessoria de imprensa do Ministério de Ciência e Tecnologia, ao qual a CTNBio está ligada, disse que a comissão aguarda um parecer da Advocacia Geral da União antes de se pronunciar sobre a liminar. Assessores do Ministério da Agricultura disseram que o secretário executivo do órgão, Márcio Fortes de Almeida, deve falar sobre o assunto.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!