
Justiça diz que indenização milionária é improcedente

Uma ação de indenização, por danos morais, de R$ 2 milhões contra a revista IstoÉ e os jornalistas Mino
Pedrosa e Sônia Filgueiras foi julgada improcedente. O processo movido pelo juiz da Vara de Falências
e Concordatas da Comarca de Goiânia, Avenir Passo de Oliveria, também abrangeu os advogados Sérgio
Melo e Paulo Vianna. Em entrevista à revista, os advogados afirmaram que o juiz recebeu US$ 1 milhão
para conceder o pedido de concordata, e não de falência, à Encol em 1999. A revista foi representada
pelo advogado Renato Azevedo dos Santos Oliveira.

O juiz da 30ª Vara Cível de São Paulo, Dimas Borelli Thomaz Júnior, julgou improcedente a ação
movida contra a revista e jornalistas e extinguiu o processo em relação aos advogados. De acordo com o
juiz, “os jornalistas e a revista não puseram na boca dos réus Paulo e Sérgio declarações jamais feitas por
eles, pois os mesmos tornaram a reafirmar o teor das declarações publicadas, nos autos”.

Veja a decisão na íntegra

Registro nº 99.881233-1 (C-2711/99)

Vistos

Avenir Passo de Oliveira, ajuizou ação contra Grupo de Comunicação Três S/A, Mino Pedrosa, 
Sônia Rabello Filgueiras Lima, Sergio Melo Vieira Da Paixão e Paulo Roberto Viana Martins para
cobrar indenização por danos morais sofridos em razão de reportagens publicadas na revista semanal
“ISTOÉ”, editada pelo primeiro réu, na edição número 1552, de 30/6/99, p. 26/29; edição 1553, de
07/07/99; edição 1560 de 25/08/99, p.28, as duas primeiras assinadas pelo segundo e terceiro réus,
jornalistas.

A primeira dessas reportagens, intitulada “A Mala da Encol”, ilustrada com uma mala de dinheiro e a
foto do autor incrustada, relata que o autor figurava como o juiz da Vara de Falências da Comarca de
Goiânia, em cuja Vara corria o processo de concordata da empresa “Encol”, e, para evitar a falência
dessa empresa, teria sido subornado pelo empresário Pedro Paulo de Souza, dono da empresa. O preço
do suborno teria sido equivalente a um milhão de dólares americanos, fruto da venda de 3.764 cabeças
de gado. Teria, então, o autor recebido essa mala recheada de dólares em sua residência, em Goiânia.

As matérias devem-se a depoimentos prestados pelos dois últimos réus, que funcionavam como
advogados do empresário Pedro Paulo, que ofenderam, em entrevista gravada pelos dois jornalistas da
revista, a honra e a imagem do autor, pois Sérgio Mello disse que duas pessoas entraram na casa do autor
com a sacola de dólares e saíram depois sem ela, e Paulo Viana afirmou ser ele corrupto e estelionatário.

A segunda dessas reportagens, intitulada “Testa de Ferro”, narra que o empresário Pedro Paulo trocou o
apoio dos advogados que denunciaram o esquema de corrupção envolvendo o autor pela promessa deste
de prisão domiciliar para o empresário, ou seja, teria selado um suposto acordo com o autor, o que não é
verdade.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/06/2001



A terceira intitulada “CPI – Não Convence – Juiz se enrola ao depor e PF volta ao caso Encol”, narra as
explicações do autor na CPI do Judiciário sobre o recebimento do suborno de um milhão de dólares e as
explicações porque deferiu o pedido de concordata e não de falência, sendo que a reportagem não foi
condizente com a realidade dos depoimentos.

Por força dessas reportagens, fazendo com que o caso repercutisse nacionalmente e manchasse a sua
imagem de magistrado ilibado, sofreu indescritível sofrimento e ofensa à sua honra e imagem. Por isso,
deve ser indenizado por danos morais no valor de R$ 2.000.000,00.

Contestação do Grupo de Comunicação Três S/A., Mino Pedrosa e Sônia Filgueiras: por força do artigo
56 da Lei de Imprensa, houve decadência do direito do autor com relação à matéria publicada na edição
1552, pois a revista começou a circular quatro dias antes da data estampada na capa; os réus não são os
autores da matéria publicada na edição 1560; os dois jornalistas são parte ilegítima; há conexão de ações,
pois o autor ajuizou ação na 1ª Vara Cível da Comarca de Goiânia, na qual os dois jornalistas também
são réus e os pedidos e a causa de pedir são os mesmos; não há responsabilidade por parte dos
contestantes, pois os fatos relatados são fruto de depoimentos prestados pelos dois últimos réus, os
contestantes só reproduziram as alegações feitas por eles; houve pedido feito pelo autor para ser afastado
do processo de pedido de falência da Encol por motivos ignorados e suspeitos; o conteúdo das
reportagens é despido de críticas ou de opiniões emitidas pelos contestantes, os quais se limitaram a
transcrever o teor da entrevista e a narrar os fatos nela divulgados; não houve calúnia, difamação ou
injúria, outro motivo que impossibilita o pedido de indenização por danos morais por fatos veiculados na
imprensa. Por tudo isso, e por estarem no exercício do dever de informar o público sobre a ocorrência de
fatos de interesse geral pedem pela improcedência dos pedidos.

Contestação de Paulo Roberto Viana Martins: o autor não demonstrou as frases e acusações, inverídicas,
que ofenderam a sua imagem e honra causando sofrimento; a empresa Grupo de Comunicação Três S/A
e os dois jornalistas são partes ilegítimas e deve a ação ser julgada extinta sem julgamento de mérito em
relação a eles; a afirmação de ser o autor estelionatário e corrupto se referem à realização de Bingo entre
ele e seu substituto legal, Juiz Alfredo Abinagem, sob o argumento de angariar fundos para a Academia
Goiana de Direito, cujos presidentes e vice-presidente são respectivamente, o autor e o seu substituto; as
cartelas do bingo eram frias; os prêmios a serem distribuídos foram adquiridos junto a Construtora
Borges Landeiro Ltda., com pedido de concordata distribuído para o autor e junto a Construtora Govesa
Ltda., com interesses junta à concordatária Encol; a realização do bingo não obedeceu à legislação
pertinente, nem foi autorizado pela Loteria do Estado de Goiás nem pela Secretaria da Receita Federal
nem por outro órgão público; as afirmações feitas contra o autor são verdadeiras; há questão prejudicial
a ser decidida no juízo crime acerca das ações intentadas para apurar a prática de corrupção passiva e
estelionato. Diante de suas alegações, pediu que: fosse solicitada ao Procon-GO e a Loteria do Estado de
Goiás informação sobre a autorização ou não do bingo; fosse solicitado à Procuradoria Geral de Justiça
do Estado de Goiás informações acerca da ação penal promovida pelo Ministério Público contra o autor
para a apuração da prática dos crimes de estelionato e corrupção passiva; fosse solicitado ao Senhor
Desembargador Corregedor do Tribunal de Justiça de Goiás cópias do processo administrativo existente
contra o autor; fosse solicitado ao relator da CPI do Judiciário cópias das apurações feitas em desfavor

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/06/2001



do autor; quebra do sigilo bancário do autor; fosse solicitado a Academia Goiana de Direito os números
das cartelas vendidas quando da realização do bingo, dos valores recebidos, autorização para a sua
realização, pagamento de impostos, imposto de renda, relação dos comprovantes de aquisição dos
prêmios adquiridos. Diante de tudo que expôs pediu: a concessão da exceção da verdade; o
sobrestamento do processo até a decisão dos processos criminais; improcedência do pedido por se tratar
de afirmações verdadeiras.

Contestação de Sergio Melo Vieira da Paixão: não praticou qualquer conduta passível de ofender a
honra, reputação e a imagem do autor; não caluniou, difamou sequer injuriou o autor “entregar uma
sacola na casa de alguém não é crime, nem denigre quem recebeu a sacola”, não se afirmou que a sacola
foi entregue ao autor e sim que foi deixada em sua casa.

Réplica às contestações: os jornalistas são parte legítima; não houve decadência; não há conexão de
ações, o processo crime de corrupção passiva e estelionato não teve êxito e o Tribunal de Justiça de
Goiás o arquivou; a sindicância que corria nesse mesmo Tribunal para apurar se instaurava ou não
processo administrativo por causa das denúncias de recebimento da quantia de um milhão de dólares
também foi arquivado; as matérias publicadas pela revista foram feitas sem a análise profunda dos fatos,
teve somente o ímpeto do sensacionalismo e se aproveitou do momento que passava o Poder Judiciário
com a instauração da CPI que investigava casos de irregularidades nesse Poder; não houve qualquer tipo
de irregularidade na realização de bingo; a CPI do Judiciário não encontrou provas suficientes contra o
autor; abandonou o processo de concordata da Encol em virtude de tudo o que estava sendo divulgado na
imprensa e não queria ter mais seu nome envolvido, afastando-se por motivos de foro íntimo.

Atendendo ao despacho de fls. 419, autor juntou a fls. 498/541 as iniciais de ações contra Mino Pedrosa
e Sônia Filgueiras (AR de citação juntado em 13/01/2000) e contra Paulo Roberto Viana Martins e
Sérgio Mello Vieira da Paixão (cf. fl. 558 o AR de citação foi juntado aos autos em 10/03/2000).

Relatados, Decido:

A matéria em disputa é só de direito, despiciendas outras provas além das que já foram trazidas pelas
partes, motivo autorizante de se dar o julgamento no estado do processo, modalidade julgamento
antecipado da lide.

É certo ter o réu Paulo Roberto indicado e insistido em fazer prova desde logo exatamente para deixar
mostrado nos autos o teor de suas declarações, em cabida e cabível exceção da verdade, mas, como se
verá, dispensável qualquer outra prova além do que já foi mostrado nos autos; note-se haver
manifestação do autor pelo julgamento no estado do processo (fls. 501).

A disputa é sobre ter havido, ou não, dano moral para o autor decorrente das publicações vistas as fls.
25,26 e 27, postas em matérias publicadas na revista ISTOÉ – transcritas na inicial e indicadas nos autos,
havidas por ele como ofensivas, mas pelos réus Grupo de Comunicação, Sônia e Mino como singelo
direito-dever inerente à imprensa e aos demais como singela narrativa de fatos realmente acontecidos.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 3
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/06/2001



A lide fica limitada nesse ponto, observado não haver negativa dos réus Paulo e Sérgio quanto à
responsabilidade pelas publicações, que se deram tal qual visto nos autos. Os réus ISTOÉ, Mino e Sônia
arguem decadência quanto à primeira das matérias publicadas.

Não houve decadência porque não há prova alguma de haver sido anterior à data posta na revista à data
da sua circulação.

É certo terem os réus Paulo e Sérgio atribuído as publicações a declarações suas, tanto que pediram o
afastamento da lide dos outros réus, o que lhes é defeso por não poderem, em nome próprio, pedir por
terceiros.

A afirmativa deles, no entanto, pode e há de ser recebida como verdadeira, pois os assuntos foram
divulgados pelos jornalistas Mino e Sonia, e publicados na ISTOÉ, a partir de documentos mostrados
pelos outros dois réus, informações prestadas por eles e entrevistas que deram.

Conclui-se não terem os jornalistas e a revista criado os fatos, mas apenas reproduzido fatos apurados na
análise de documentos e entrevistas.

Para analisar a conduta/responsabilidade dos jornalistas remanesce a circunstância de ter havido
reprodução de fatos apurados, mas agora necessário saber se eles distorceram os fatos apurados, criando
situação constrangedora à honra do autor.

Para mais bem compreender a disputa sobre este ponto convém algumas colocações.

Houve, ou não, ofensas ao autor quando os réus jornalistas fizeram as matérias publicadas pela revista e
documentadas nos autos?

Houve simples animus narrandi? Houve só exercício do direito-dever de informar?

Adentram-se agora os ínvios meandros do papel da imprensa, que pode ir do pensamento de Marx, para
quem “a imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo pelo mesmo, o
vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas
materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas. É a franca confissão do povo a si mesmo, e
sabemos que o poder da confissão é o de redimir. A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo
se vê, e a visão de si mesmo é a primeira confissão da sabedoria”(1) ao do “zé-ninguém” para quem
“deu na imprensa é verdade”(2)

Colhe-se nesse editorial da Folha de São Paulo não estar o jornalismo acima do bem e do mal.

Aliás, tirante os maniqueístas, não há quem esteja acima do bem e do mal, certo?

E aqui, no caso concreto, os réus jornalistas-revista fizeram prova material do contido na edição,
fazendo-o, é verdade, e como não poderia deixar de ser, em estilo jornalístico, mas não com aqueles
requintes de sensacionalismo ou de escandalizar pelo escândalo.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 4
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/06/2001



Dir-se-á que a revista não noticiou corretamente sobre apurações da E. Corregedoria Geral da Justiça de
Goiás, mas há indicação documental, posta pelo réu Paulo, a dar outra roupagem àquela conclusão em
face de conclusão posta na chamada CPI do Judiciário.

A “omissão” da revista em nada altera o conteúdo do acontecido: noticiou as declarações feitas por
Paulo e Sérgio.

Os réus jornalistas/revista não puseram na boca dos réus Paulo e Sérgio declarações jamais feitas por
eles, pois eles, também aqui, nestes autos, tornaram a reafirmar o teor das declarações publicadas na
ISTOÉ.

Como posto acima, a matéria veio em forma jornalística e é importante perceber não haver a relevância
querida pelo autor quanto à forma, pois o fundo é que interessa e, no fundo, as matérias eram e foram
apenas reprodução do declarado por Paulo e Sérgio.

Dir-se-á, no entanto, ser a situação de absoluto subjetivismo, pois a ofensa é sentida apenas e tão
somente quem a sente (sic) e o autor, ao repudiar as matérias, repudiou-as porque aleivosas e advindas
de pura mentiraria e intrigas.

Perceba-se, no entanto, que o autor não quis dilação probatória alguma e (quase) exigiu o julgamento
antecipado da lide (de novo fls. 501).

Indagar-se-ia, ainda assim, se a situação exposta na inicial, decorrente daquelas publicações, autorizaria
concluir ter o autor expiado dano moral, por ofensa à sua honra, já referido ser matéria de todo subjetiva.

Afinal, não seria razoável reconhecer alteração no estado anímico do autor por injusto melindre ou
exagerada e fictícia suscetibilidade, pois aí não poderia haver reconhecimento judicial a coonestar falso
melindre ou cabotinismo.

Subjetivamente, no seu íntimo e no seu âmago, as publicações causaram-lhe mesmo dor?

A resposta só ele tem e terá, mesmo porque convém lembrar que honra “objetivamente é a opinião dos
outros sobre nosso mérito; subjetivamente é o nosso receio sobre essa opinião”(3)

Não se está aqui a conceder bill of Indemnity à imprensa, pois busca-se apenas o direito e a liberdade
dela sem ferimento a direito e a liberdade do autor, pois não entrevejo ofensa praticada pela ré.

O direito e a liberdade da ré, não se esqueça, não são maiores, mas também não são menores, que os do
autor.

Colho em Fabreguettes que “as imputações de natureza a prejudicar a honra, ou a consideração, são
tidas, em direito, como feitas com intenção culpável, mas esta presunção, que não será destruída pela
simples afirmação contrária, pode desaparecer em face de fatos justificativos suficientes para fazer

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 5
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/06/2001



admitir a boa-fé e, por conseqüência, a ausência da intenção de prejudicar”(4)

Sem ocorrência de ofensa, não há de se falar em dano moral nem em indenizá-lo..

Análise isenta e desapaixonada dos textos tidos como ofensivos leva à inequívoca conclusão de que a
ISTOÉ, ao publicar as matérias feitas por MIno e Sonia, limitou-se a cumprir seu papel informativo,
fazendo-o com responsabilidade e isenção.

Veio a público, como já viera por outros órgãos, afinal não houve nenhum “furo” da ISTOÉ, fatos
narrados por Paulo e Sérgio.

Não houve invencionice, nem tergiversação mal intencionada dos jornalistas e da revista.

A forma como tudo foi colocado nas reportagens não pode ser considerada ofensiva; narrou-se o narrado
por Paulo e Sérgio.

Publicou e indicou as fontes, que nem era necessário porque não pode ser esquecida a garantia
constitucional de preservação da fonte (Constituição Federal, artigo 5º, XIV). Tudo recolhido e sopesado
resultou nas narrativas vistas nas matérias.

Tantos quantos exerçam cargos ou funções públicas devem se acostumar, conquanto não seja fácil para
outros tantos, a fiscalização permanente pela sociedade de que a imprensa, repito, há de ser o perene
guardião, pois, salvante as exceções, é da imprensa um dos principais e mais relevantes papéis nessa
fiscalização.

Não se perca por análise estereotipada do papel da imprensa, ou de quem se entenda celebridade
(momento: análise perfeita se vê em “O show tem sempre de continuar”, Roberto Pompeu de Toledo,
Veja, ano 30, nº 37, pág. 142).

A narrativa feita nas matérias não feriu direitos nem liberdades por não ter excedido os limites de sua
função informativa e fiscalizadora: em suma, não se houveram os réus jornalistas-revista com ilicitude
na conduta de divulgar o que se passou no “Caso Encol”.

Assim, concluo na forma do jornalismo norte-americano ao criar seu lead dos cinco W e um H.:
“…qualquer foca americano sabe que toda notícia deve conter, obrigatoriamente os seguintes elementos:
who, quem; what, que; when, quando; where, onde, why, porque e how, como”.(5)

Ou mesmo o verso latino quis, quem; quid, que causa; ubi, onde; quibus auxiliis, participantes; cur,
porque; quomodo, de que maneira; quando, quando.(6)

Why? Cur? Por quê? Porque a força da imprensa é absurdamente forte (sic) ainda que aja no estrito
direito-dever de informar, inarredável e intangível, é curial.

E aqui, repito, houve respeito àquele lead, em inglês e também em latim.

Essa a análise que se faz sobre o atribuído aos réus Grupo de Comunicação Três S/A, Mino Pedrosa,

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 6
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/06/2001



Sonia Rabello Filgueiras Lima, para excluir a responsabilidade a eles atribuída pelo autor quanto às
matérias publicadas.

Quanto aos réus Paulo e Sérgio, o autor já atribuiu responsabilidade em outro processo, em evidente
fenômeno processual impediente de se fazer quanto a eles a análise de mérito aqui feita em relação aos
jornalistas-revista, pois não se aplica a estes aquele fenômeno.

É evidente a litispendência para Paulo e Sérgio, pois como se vê na certidão de fls. 558 o autor, pelas
mesmas matérias e assuntos, ajuizou ação em face de Paulo e Sérgio. Também ajuizara ação em face de
Mino Pedrosa e Sonia Rabello Filgueiras Lima, mas a citação neste processo em julgamento é anterior à
citação feita no processo em trâmite contra eles perante a E. 1ª Vara Cível da Comarca de Goiânia (cf.
fls. 502).

Naquele processo, em trâmite perante a E. 8ª Vara Cível da Comarca de Goiânia, os réus Paulo e Sérgio
foram citados em 10/3/2000, “conforme os carimbos de juntada constantes dos autos”; aqui, neste
processo, citados por carta precatória, esta só veio juntada aos autos em 05/12/00 (fls. 227), nada
obstante anterior contestação posta nos autos em 14/09/00, a antecipar os efeitos da citação (artigo 214,
parágrafo 1º, CPC)

Seja pela data de apresentação de defesa de PAULO, seja pela juntada da carta precatória citatória,
ambos os réus foram citados anteriormente naquele processo em trâmite perante a E. 8ª Vara Cível da
Comarca de Goiânia, a caracterizar, sem tir-te nem guar-te o fenômeno da litispendência.

Em face do exposto, Julgo Improcedente os pedidos feitos por Avenir Passos d Oliveira contra Grupo de
Comunicação Três S/A, Mino Pedrosa E Sônia Rabello Filgueiras Lima e, reconhecida à litispendência,
Julgo Extinto, sem julgamento de mérito, o processo em relação a Paulo Roberto Viana Martins e Sérgio
Melo Vieira Da Paixão, fazendo-o a teor do artigo 267, V, do Código de Processo Civil, condenando o
autor no pagamento das despesas do processo e dos honorários de advogado de cada réu fixados em R$
5.000,00, fixação que faço a teor do artigo 20, parágrafo 4º, do Código de Processo Civil.

P.R.I.

São Paulo, 06 de junho de 2001.

Dimas Borelli Thomaz Júnior

Juiz de Direito

Notas de Rodapé

1. Liberdade de Imprensa, pág. 42, L&PM Editores, Porto Alegre, 1980

2. Cf. editorial Imprensa Questionada, Folha de São Paulo, ed.11/11/93, caderno I, pág. 2.

3. Schophenhauer, apud Hungria, Comentários ao Código Penal, Forense Rio, 4ª Edição. VI/40).

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 7
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/06/2001



4. Traité des Infractions de la Parole de L´Escriture et de la Presse, tomo I, m. 1.128.

5. Nelson Vernek Sodré. A história da Imprensa no Brasil. Ed. Civilização Brasileira, 1966, pág. 452.

6. Élio Tornagui. Instituições de Processo Penal. Vol. III, pág. 312, 1ª Edição, 1959.

Date Created
25/06/2001

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 8
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 25/06/2001


