Domínio na Web

Acentos e cedilha já podem ser usados em registros de domínios

Autor

20 de junho de 2001, 0h00

Os acentos e cedilha já podem ser usados para registro de domínios .com .org e .net. Caracteres especiais como ã, õ, ç, á, é, ó, entre outros, poderão ser utilizados pelos usuários da Web. Esses caracteres não podiam ser utilizados para registro até o final do ano passado.

Os registros com acento ou cedilha poderão gerar uma nova corrida à disputa por nomes de domínio. Para o especialista Omar Kaminski, era previsível essa implementação, de acordo com o anúncio da ICANN, em 25/8/2000, onde confirma o suporte aos princípios da – IETF – Internet Engineering Task Force –.

Também já havia um temor que o fato gerasse confusão. Mas como se trata de domínios .com .net e .org, a confusão tende a ser menor do que se fosse estendido ao .com.br. Este último caso, somente interessará a países que adotem acentos, trema e cedilha.

Segundo Kaminski, quando for feita a implementação no .com.br, o mais conveniente é que a Fapesp dê preferência para quem já tem o nome sem acento. “Mas cada caso terá que ser examinado criteriosamente”, afirma.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!