Coluna do Rio

TCU encaminha processo sobre bancos Marka e Fonte Cindam ao MP

Autor

15 de junho de 2001, 0h00

O Tribunal de Contas da União encaminhou ao Ministério Público Federal o processo relativo à ajuda de R$ 1,6 bilhão do Banco Central aos bancos Marka e Fonte Cindam. Pela lei, os promotores terão 30 dias para concluir as investigações sobre o escândalo.

Abuso contra consumidores

Pipocam, em número cada vez maior, as sentenças contra juros abusivos cobrados pelas administradoras de cartões de crédito. Como os bancos, as administradoras deveriam se restringir aos 12% anuais. Mas, como se sabe, não se cumpre o que manda a lei. Resultado: como a jurisprudência está criada, reina o pânico nas administradoras.

Apagão na produtividade

Se houver cortes de energia elétrica no Estado do Rio, as indústrias já estão se preparando para os prejuízos. Na hipótese de corte diário de uma hora, a expectativa é que haja queda de 12% na produção e no faturamento. Se o corte for de três horas, haverá redução de 28% da produção e de 29% no faturamento.

Aproximação

Na próxima semana, Garotinho voltará a Brasília para uma prosa com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio. Depois do susto da ameaça de intervenção federal no Rio, o governador quer manter a melhor relação possível com o Judiciário.

Fórmula mágica

Os cariocas, que chegam no fim do mês com o orçamento no vermelho, apontam a solução para o problema da falta de dinheiro: 28,35%, deixam de consumir alguma coisa e 17,98% adiam o pagamento de contas. Para 16,4%, a opção é recorrer a empréstimos em família; outros 13,7% pedem aos bancos. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Fecomércio.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!