Consultor Jurídico

Projeto de Lei prevê facilidade de cálculos fiscais

19 de julho de 2001, 10h24

Por Redação ConJur

imprimir

Um novo mecanismo fiscal promete facilitar os cálculos do IPI, Cofins, PIS/Pasep e CPMF que incidem sobre os produtos produzidos para o comércio exterior. A proposta foi apresentada pelo deputado Marcos Cintra (PFL-SP), à Mesa da Câmara (Projeto de Lei 4722/01). A novidade diz respeito à concessão de crédito para fins de exportação, pela qual a determinação de coeficientes por atividade econômica destinados à concessão de créditos presumidos para esses produtos, passará a ser feita pela matriz insumo-produto, elaborada pelo IBGE.

De acordo com justificativas do autor do projeto, as dificuldades quanto ao cálculo intensificam-se ainda mais em face da complexidade do sistema de arrecadação de receitas do país, sustentado em grande medida sobre tributos que incidem em cascata. O Projeto prevê a edição de um decreto do governo com a relação das alíquotas aplicáveis a cada tipo de produto.

Se a empresa exportadora não efetuar a exportação a partir de 180 dias da compra da empresa produtora, ela ficará obrigada a recolher o valor do crédito presumido. O projeto de Marcos Cintra prevê ainda o aumento da alíquota do Imposto de Renda da pessoa jurídica para 15,7%, de conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta medida compensaria as perdas de receita causadas pela proposta parlamentar.