Segurança na Web

Projeto-EUA: troca de informações pode criar segurança na Web

Autor

11 de julho de 2001, 16h07

Projeto de lei defendido por dois congressistas norte-americanos defende a troca de informações confidenciais entre empresas e governo para ampliar a segurança na Internet. O projeto foi batizado de “Freedom of Information Act”. O republicano Tom Davis e o democrata Tom Moran, ambos do estado da Virgínia, querem que bancos, empresas de energia e outras indústrias vitais compartilhem informações sobre ataques sofridos no ciberespaço e unam esforços para evitá-los no futuro.

Um dos problemas que a idéia enfrentará é a falta de disposição das empresas de revelar informações sobre ataques sofridos na Internet. As companhias temem que informações confidenciais sejam tornadas públicas e usadas em processos contra elas. Por isso, a lei quer garantir que o governo fique proibido de divulgar tais informações e de usá-las em ações legais contra as companhias.

“O objetivo da lei é proteger os sistemas de computadores”, afirmou Moran sobre sua proposta, que já recebeu apoio de setores importantes da sociedade norte-americana. “As empresas precisam ter a garantia de poder trocar informações sem o medo de processos legais”, disse Rick Lane, diretor de comércio eletrônico da Câmara de Comércio dos EUA.

Para Ari Schwartz, analista do Center for Democracy and Technology, o projeto é bom. Mas ele avalia que não deve haver proteções extras no caso de informações confidenciais, pois o direito de sigilo comercial já é garantido por outras leis.

Segundo o congressista Davis, um comitê do governo começará a avaliar a proposta ainda antes do recesso de agosto. Davis espera que a lei seja votada antes do final do ano. Ambos os congressistas também estão trabalhando junto com a administração Bush e se mostraram confiantes quanto ao apoio da Casa Branca à proposta.

Fonte: Reuters

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!