B2B Federal

Vesta e Unisys vão administrar licitações do governo federal

Autor

9 de julho de 2001, 19h17

Os cerca de 2 mil órgãos públicos da administração direta do governo federal que, anualmente, desembolsam mais de R$ 10 bilhões em compras, vão fazer suas aquisições através de um só portal, o ComprasNet.

As duas empresas que vão administrar o sistema serão a Vesta Technologies e a Unisys. O consórcio, que vai atuar associado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), venceu a licitação em março e assinou o contrato de prestação de serviços no último dia 28 de junho, segundo o informe distribuído à imprensa nesta segunda-feira (9/7).

A Vesta proverá a solução tecnológica de software e a Unisys, a infra-estrutura tecnológica de hardware e serviços. O Serpro administrará o ambiente e a segurança do portal. A gestão comercial do ComprasNet também ficará a cargo do consórcio Unisys/Vesta.

Dentre as tecnologias que serão utilizadas, estão recursos de vendas por leilão reverso ou pregão eletrônico, além de funcionalidades adicionais como alienação de bens (Leilão de Vendas) do Governo e funcionalidades de e-Procurement.

“Este novo canal eletrônico de negociações possibilitará ao Governo melhores preços na aquisição de produtos, bem como mais transparência nas negociações, visto que aumentará a participação dos fornecedores e favorecerá a competitividade”, comenta Magda Machado, diretora-regional da Vesta Technologies para o Distrito Federal e Setor Público.

De acordo com Edson Gissoni, diretor de negócios com o Setor Público da Unisys Brasil, “o portal tem o potencial de mudar a imagem de eficiência do Governo Federal frente aos seus fornecedores e cidadãos, a partir da utilização do que existe de melhor em tecnologia e processos na área de e-business e em específico em e-procurement”.

A receita líquida do portal será dividida entre o Serpro e o Consórcio Unisys-Vesta, na proporção de 61% e 39%, respectivamente.

A expectativa é de que, nos primeiros doze meses de funcionamento, o Pregão Eletrônico seja responsável por R$ 2 bilhões do volume total de aquisições, o que deverá contribuir para a redução de despesas nas compras governamentais.

A Unisys Brasil, segundo seu material de divulgação, é uma integradora de serviços e soluções de electronic business que atua em todo o país com cerca de 2.400 profissionais distribuídos entre sua sede, no Rio de Janeiro, seu escritório principal, em São Paulo, suas 20 filiais, e na sua subsidiária, Datamec, empresa de outsourcing em processamento de dados e ASP adquirida no ano passado.

Como subsidiária da Unisys Corporation, presente também em outros cem países, a Unisys Brasil atua no planejamento estratégico de recursos de tecnologia da informação, terceirização de ambientes e soluções, ASP, treinamento, logística, desenvolvimento e reengenharia de sistemas, entre suas principais atividades. Há 76 anos no Brasil, possui forte presença em projetos de automação comercial, bancária e governamental, além de setores como transportes, telecomunicações e publishing.

A Vesta Technologies é a empresa líder no Brasil em desenvolvimento de infra-estrutura de software (e-frastructure) para e-Business, Business-to-Business, portais de e-Commerce e mercados digitais. Atua em ambientes Internet, Mobile e BroadBand. Conta com alianças com líderes mundiais em tecnologia, como Microsoft, Mercado Software e Openwave.

Atende o mercado corporativo disponibilizando aplicações que cobrem todo o ciclo de negócios entre empresas via web, contando com projetos como o BcomB da Embratel e o SnapOrder da Rodotec.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!