O Novo Largo São Francisco

São Paulo resgata monumentos históricos do Largo São Francisco

Autor

22 de janeiro de 2001, 23h00

Os monumentos históricos do Largo São Francisco – uma das mais importantes praças da Capital de São Paulo – foram entregues nesta terça-feira (23/1) à população, totalmente restaurados e com iluminação. A iniciativa foi do escritório de advocacia Leite, Tosto e Barros, em convênio com a Prefeitura da cidade de São Paulo.

Trata-se do primeiro contrato de cooperação do programa “Adote um monumento artístico”.

Pelo convênio, o escritório Leite, Tosto e Barros, manterá as obras por um período de doze meses. Foram restauradas as estátuas “O Beijo Eterno”, “O Menino e o Catavento”, “Tribuna”, no Largo São Francisco e as placas “Quantas Pedras Forem Colocadas” e “A Todos os Companheiros”.

A restauração dos monumentos está amparada por lei municipal de adoção de monumentos, em vigor desde 1994, mas que até agora não vinha sendo aplicada.

O advogado Ricardo Tosto, um dos sócios do escritório de advocacia responsável por essa restauração, explicou que “para adotar um monumento basta entrar em contato com o Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura”.

A prefeitura repassa a obrigação de manter e restaurar os monumentos da cidade para os interessados, que por sua vez, podem explorar o espaço com propagandas institucionais. São Paulo tem um acervo de aproximadamente 280 peças, em praças e ruas. Destas, 40 já têm interessados em sua adoção.

A entrega das obras restauradas acontece justamente na semana em que o município completa 447 anos de fundação, comemorados em 25 de janeiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!