Fórum Social Mundial

Saramago, Galeano, Dorfman e Ramos Horta reúnem-se no Brasil.

Autor

11 de janeiro de 2001, 23h00

Personalidades reconhecidas em todo o mundo, nos movimentos sociais – como José Saramago, Eduardo Galeano, Alain Lipietz, Ariel Dorfman, Ben Bella, Daniele Mitterrand, Fabio Konder Comparato e Eduardo Suplicy – participarão, entre os dias 25 e 30 de janeiro, do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, RS.

Também confirmaram presença, Marina da Silva, Boaventura dos Santos, José Ramos Horta, Luiz Ignácio Lula da Silva e Sebastião Salgado.

Sob o tema “Um outro mundo é possível”, o evento propõe buscar a reflexão e organização de todos os que contrapõem as políticas neoliberais e construir alternativas que priorizem o desenvolvimento humano e a superação da “dominação dos mercados”, prioridade das relações políticas nacionais e internacionais.

A organização do Fórum é da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, da CUT, MST, entre outras.

Participam ainda representantes de entidades do meio jurídico de São Paulo, como a Associação de Juízes da Democracia – que integra o comitê de apoio – e o Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo (Sindiproesp).

O presidente do Sindiproesp, Vitore Andre Zilio Maximiano, considera “relevante a participação dos Defensores Públicos no Fórum Mundial Social, por ser a carreira pública que atua mais diretamente com as principais vítimas do modelo neoliberal e da globalização”.

Enquanto se realiza o encontro no Brasil, estará ocorrendo, na Suíça, o Fórum Econômico Mundial de Davos, que desde 1971 desenvolve papel estratégico e preponderante na formulação do pensamento neoliberal.

Para mais informações sobre a programação e inscrição: Fórum Social Mundial

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!