Estelionato na rede

Polícia desvenda caso de estelionato na Web brasileira

Autor

13 de fevereiro de 2001, 23h00

Uma mensagem falsa, enviada em nome do UOL, para cerca de 10 mil assinantes do provedor de acesso, foi o primeiro passo de um arrojado golpe aplicado através da Internet.

A mensagem pedia o recadastramento dos assinantes, sob pena de suspensão da assinatura, indicando o link para uma página falsificada do Universo Online. Nessa página, além de todos os dados cadastrais do internauta, pedia-se o número do cartão de crédito do assinante. Segundo o provedor, apenas 21 assinantes atenderam ao pedido.

Os dados seriam utilizados para compras através da Internet, como aconteceu com a procuradora da República Armanda Soares Figueirêdo, de Pernambuco, em cujo cartão de crédito chegaram a ser debitadas compras feitas nos Estados Unidos, no valor de cerca de mil dólares.

Segundo nota oficial divulgada pelo UOL, nenhum assinante chegou a ser efetivamente prejudicado. A procuradora Armanda Figuerêdo, por exemplo, teve as despesas feitas em seu nome ressarcidas.

Policiais paulistas do Setor de Crimes pela Internet, da equipe do delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva estiveram no dia 17 de janeiro, em Brasília e, com ordem judicial, invadiram o apartamento de um funcionário do Senado, cujo filho participou ativamente do golpe, e apreenderam os equipamentos ali encontrados. A investigação demorou 3 meses e vinha sendo mantida em absoluto sigilo até agora.

O UOL, maior serviço online da América Latina, com quase 1 milhão de assinantes, havia formalizado em 15 de setembro de 2000 queixa policial no Sicat, em São Paulo, contra fraude por envio de e-mail falso a parte de seus assinantes.

Ao descobrir o golpe em curso, o UOL cancelou a conta [email protected] – utilizada para o envio das mensagens – e, depois de levantar o número de usuários que receberam o pedido, mandou um aviso, informando que não era necessário fazer o recadastramento.

As informações do “recadastramento”, conforme apurou a polícia paulista, estavam sendo enviadas para um provedor nos Estados Unidos.

Para se chegar ao telefone do apartamento funcional do funcionário do Senado, em Brasília, foi preciso quebrar o sigilo das contas do provedor americano. Foi desse número que parte das conexões foram feitas. O filho do funcionário do Senado, responsabilizado pela ação, tem 19 anos de idade e passagens pela polícia.

Com as ordens de apreensão dadas pelas corregedorias de Justiça de São Paulo e do Distrito Federal, os equipamentos ainda estão sendo periciados.

Crime comum na Internet, o pedido criminoso de dados confidenciais tem sido uma preocupação constante dos provedores. É por isso que o UOL, diz a nota oficial, tem alertado em várias páginas do serviço que a senha do assinante é secreta e nunca deve ser revelada a ninguém, nem a funcionários do provedor.

No dia 9 de fevereiro passado, a polícia dos EUA prendeu três adolescentes acusados de roubar dados de cartões de crédito da base da América Online, o maior provedor daquele país. Os garotos teriam criado um falso site e contatado assinantes da AOL com a desculpa de que suas contas seriam fechadas a menos que o usuário enviasse a eles, por e-mail, o número do cartão de crédito. Usaram os dados obtidos para fazer compras online no valor de mais de US$ 30 mil.

Em junho do ano passado a AOL americana já havia admitido ter sido vítima de ação bem-sucedida de hackers. Segundo a empresa, os invasores tiveram acesso a contas de clientes. Os hackers enviaram e-mails contendo um vírus anexado, que, quando aberto, estabelecia uma conexão que permitia acesso a contas do provedor.

O UOL está alertando os assinantes para que jamais passem sua senha de acesso para outras pessoas. Nenhum funcionário do provedor está autorizado a solicitar senha de acesso seja por telefone, e-mail ou carta.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!