Lugar ao sol

No Paraná, juizados especiais vão à praia de ônibus.

Autor

30 de dezembro de 2001, 15h11

A Operação Litoral 2001/2002 do Judiciário paranaense terá uma inovação. Na próxima quarta-feira (2/1), os Juizados Especiais receberão dois ônibus cedidos pela prefeitura para agilizar o atendimento dos no litoral paranaense (Guaratuba e em Matinhos).

Os ônibus contêm gabinete do Juiz, sala de audiências, e, na parte externa, contam com um toldo onde funciona uma “sala de espera”, para a triagem das questões. O encaminhamento das pessoas a outros locais pode ser feito se o atendimento não for de competência do Juizado. Os veículos são identificados pela inscrição “Justiça Integral – Poder Judiciário – Operação Litoral 2001/2002”.

O desembargador Altair Ferdinando Patitucci, vice-presidente do TJ e supervisor dos Juizados, afirma que a circulação dos ônibus irá agilizar os trabalhos da Justiça.

Um dos ônibus ficará em Guaratuba e percorrerá diversos pontos da Comarca. Outro, atenderá a Comarca de Matinhos. Deslocará entre em Caiobá, Praia de Leste, Ipanema e Pontal do Sul.

“Essa forma de atuar – fazendo com que os juízes deixem seus gabinetes e atendam diretamente a população, especialmente daquela mais carente – vem sendo aplicada com sucesso em outras unidades da Federação, tanto no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, como em outros casos mais freqüentes da vida forense”, disse o desembargador.

A intenção do trabalho é “assegurar a todos os cidadãos que residem na região das praias, se encontram em férias ou apenas de passagem pelo litoral paranaense em época de temporada de verão, os serviços jurisdicionais na esfera de competência dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, bem como do Juizado de Infância e da Juventude, de forma ágil e eficaz”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!