Ordem descumprida

STJ livra funcionárias da Telerj de responder por desobediência

Autor

10 de dezembro de 2001, 8h55

Funcionários de empresas telefônicas não respondem por crime de desobediência caso descumpram determinação judicial para a quebra de sigilo telefônico. O entendimento é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, que concedeu habeas corpus para funcionárias da Telerj Celular para isentá-las do crime de desobediência.

As funcionárias foram denunciadas porque teriam deixado de cumprir imediatamente a determinação judicial que solicitava informações e dados cadastrais de titulares de linhas telefônicas celulares. Para o STJ, elas não tinham o dever jurídico de obedecer. A decisão deveria ser obedecida pela presidência da Telerj Celular uma vez que a ordem fora dirigida à Pessoa Jurídica.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, em julho de 2000, o juiz federal da 8ª Vara Criminal da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro encaminhou ofício que comunicava a decretação da quebra do sigilo telefônico de três titulares de linhas de telefones celulares. Também requisitava dados cadastrais, localização dos telefones e as ligações reversas – contas que discriminam tanto as ligações dadas como as recebidas. A ordem foi cumprida somente depois de 51 dias. Para o Ministério Público Federal, houve descaso por parte das funcionárias.

O MPF afirmou que as funcionárias “deixaram de cumprir determinação judicial, sem prestar ao juízo requisitante, durante o período em que se aguardava o seu cumprimento, qualquer esclarecimento a respeito de eventuais problemas com a sua execução, demonstrando de forma inequívoca, desconsideração e desapreço pela Justiça, traduzidos na omissão consciente em desatender a ordem em questão”.

O relator do processo, ministro Jorge Scartezzini, constatou ausência de justa causa para as acusações.

Processo: HC 17697

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!