Consultor Jurídico

Advogados serão notificados pelas seccionais da OAB

23 de agosto de 2001, 11h32

Por Redação ConJur

imprimir

Sociedades de Advogados que estão irregularmente registradas em cartórios do registro civil ou juntas comerciais vão ser notificadas para regularizar a situação. O prazo será fixado pelas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil.

Para obter a relação das sociedades com situação irregular, os presidentes dos Conselhos Seccionais vão solicitar a colaboração da Corregedoria do Tribunal de Justiça e da Junta Comercial de seus Estados.

Se a exigência não for cumprida dentro do prazo, cabem medidas de ordem disciplinar contra os advogados faltosos, bem como aquelas inerentes à prática e ao exercício irregular da profissão.

De acordo com o Provimento 92/2000, o registro de constituição das sociedades de advogados e o arquivamento de suas alterações contratuais devem ser feitos perante os Conselhos Seccionais da OAB em que forem inscritos seus membros.

O Estatuto da Advocacia e da OAB proíbe o registro, nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade de advocacia.

O processo que deu origem ao posicionamento da Comissão de Sociedade de Advogados do Conselho Federal foi constituído a partir de relatório de procedimentos propostos pela Comissão de Sociedade de Advogados da OAB-PR, que entendeu ser a matéria relevante e de interesse de todas as Seccionais.