Corte de energia

Liminar desobriga trabalhadores de SP de cortar energia

Autor

20 de agosto de 2001, 11h42

Os trabalhadores de todas as concessionárias de energia elétrica do Estado de São Paulo estão desobrigados de cortar a energia elétrica em situações que os coloquem em risco de vida ou sujeitos a agressões. Esta prerrogativa é baseada em duas liminares emitidas pela Justiça do Trabalho de Campinas e São Paulo e aplica-se somente aos casos em que houve descumprimento das metas do racionamento de energia elétrica. A decisão beneficia cerca de oito mil trabalhadores das 13 distribuidoras do Estado de São Paulo.

A primeira liminar foi concedida em 17 de julho pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que acatou a Ação Civil Pública impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica de Campinas (Sinergia). A ação foi protocolada com pedido de liminar urgente, diante da publicação da resolução 22 do Ministério das Minas e Energia, que impõe cortes para os consumidores que não atingirem a meta de consumo, apesar de estarem em dia com o pagamento das contas e arcarem com a multa.

A decisão beneficiou cerca de três mil trabalhadores das nove distribuidoras do interior paulista – Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Elektro, Jaguari, Sul Paulista, Paulista, Mococa, Nacional, Bragantina e Vale Parapanema.

Fonte: Gazeta Mercantil

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!