Solidariedade

Procuradores do RS lançam carta de apoio a Luiz Francisco

Autor

15 de agosto de 2001, 19h38

Cerca de 40 procuradores da República com atuação no Rio Grande do Sul assinaram uma carta aberta rechaçando as acusações feitas por dois colegas contra o procurador em Brasília, Luiz Francisco de Souza. Ele está sendo acusado pela prática do crime de violação de sigilo funcional.

Luiz Francisco foi o responsável pela divulgação dos fatos que culminaram com a renúncia dos senadores Antônio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda.

A carta também será entregue ao Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro e aos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Veja na íntegra a carta aberta dos membros do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul

“Os Procuradores da República e os Procuradores Regionais da República da 4ª Região, que esta subscrevem, vêm a público manifestar sua discordância com a tese veiculada na acusação contra LUIZ FRANCISCO DE SOUZA, Procurador da República em Brasília, pela prática do crime de violação de sigilo funcional.

Nossa Constituição traz como regra a PUBLICIDADE dos atos, seja em procedimentos preliminares, seja em juízo, ou de qualquer outro ato praticado por autoridades públicas. Assim, o sigilo é uma verdadeira exceção.

O Código de Processo Penal, por sua vez, dispõe que cabe à autoridade pública assegurar nas investigações o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Se a autoridade naquele momento entendeu desnecessário o sigilo e que o interesse público envolvido recomendava a divulgação dos fatos, não há crime de quebra de sigilo.

Apesar do respeito ao convencimento e à independência funcional dos que entendem o contrário, manifestamos nossa veemente DISCORDÂNCIA com toda e qualquer atitude que atente contra o Estado Democrático de Direito e o Ministério Público, como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!