A Justiça em quadrinhos

AMB e TJ-RJ levam noções de cidadania a 3 milhões de crianças

Autor

8 de agosto de 2001, 16h05

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro assinam convênio, nesta quarta-feira (8/8), que deve beneficiar alunos de escolas públicas e particulares do Estado. O projeto ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na escola’ será levado para cerca de três milhões de estudantes.

Os alunos receberão a ‘Cartilha da Justiça’ em quadrinhos, que usa o personagem Brasilzinho para transmitir noções sobre o funcionamento do Judiciário e os direitos da população. O convênio deve ser assinado pelo presidente do TJ-RJ, Marcus Faver, e o vice-presidente da AMB, Fernando Cabral, no Palácio da Justiça.

A cartilha faz parte do material de apoio utilizado no projeto que é desenvolvido pela AMB desde 1999 em escolas de 1º e 2º graus de várias cidades do país. O projeto é feito em quatro etapas, num período máximo de 90 dias.

Inicialmente os juízes debatem com grupos de professores a melhor maneira de transmitir aos alunos noções sobre cidadania e distribuem o material didático sobre o tema.

Na etapa seguinte, os professores repassam as informações aos alunos sobre Direito Eleitoral, do Trabalho, Meio Ambiente, do Consumidor e da Criança e do Adolescente.

A programação é encerrada com um encontro entre estudantes e magistrados e uma visita ao Fórum.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!