Imprensa e Judiciário

Juízes e jornalistas debatem relação com a imprensa em evento em SP

Autor

27 de abril de 2001, 0h00

A relação entre o Judiciário e os jornalistas será discutida em um Fórum de debates promovido pela Escola Paulista da Magistratura e a Faculdade Cásper Líbero, dia 17 de maio, em São Paulo.

A iniciativa parte da constatação de que o Judiciário brasileiro tem dificuldade para lidar com a imprensa. Os juízes não confiam nos jornalistas, que são acusados – em boa parte das vezes com razão – de não serem fiéis às raras entrevistas ou informações que lhe são dadas, de não compreenderem os mecanismos do exercício da função e da estrutura do Judiciário.

A imprensa ignora, em diversos casos, as limitações a que estão sujeitos os juízes – ao supor que o réu é um culpado inexorável, não avaliam a consistência ou ausência de provas, sem entender que o juiz não pode considerar informações ou provas que não estejam nos autos, segundo os organizadores.

Também afirmam que o jornalista alimenta muito preconceito sobre o Judiciário. Na rapidez em que se desenrolam os fatos, o comunicador não tem tempo de aprofundar o conhecimento sobre as rotinas forenses – caindo em confusões de nomenclatura e ritual que tanto exaspera o magistrado. Resultado: desconfiança e desconhecimento recíprocos.

Para debater o tema estarão presentes os jornalistas Eugenio Bucci, da Editora Abril, e Marcelo Parada, da Radio Bandeirantes. O diretor do Fórum João Mendes, Luiz Eurico Ferrari, e o desembargador Antônio Cézar Peluso, diretor da Escola Paulista da Magistratura, representarão o Judiciário.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 257-8954 ou 259-9747.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!