Judiciário ágil

Judiciário terá seu primeiro portal para agilizar serviços

Autor

23 de abril de 2001, 0h00

O primeiro portal do Poder Judiciário entra no ar em maio. O anúncio é do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que mantém um site na Internet desde 1995. Com o portal, serão ampliados os serviços oferecidos. “Entre 40% e 50% do tempo de um servidor do Judiciário é gasto com atendimento ao público, no balcão”, afirma o assessor da presidência do TJ-PE, Fábio Eugênio Dantas, responsável pela implantação do portal.

A iniciativa permite que parte das informações requeridas sobre processos seja canalizada para a Internet. Assim, o tempo de trabalho do funcionário será destinado aos procedimentos que agilizem a tramitação de processos. O portal terá dois tipos serviços: um voltado para o público comum e outro, para advogados e pessoas ligadas ao Poder Judiciário.

Atualmente, o TJ-PE já oferece a possibilidade de acompanhamento do processo pela Internet e em alguns terminais de auto-atendimento instalados no térreo do Palácio da Justiça, no Centro de Recife. “Todas as informações que não são sigilosas sobre os processos estão disponíveis para consulta”. Os terminais serão colocados em locais públicos, como shoppings centers, até o final do ano.

A digitalização da Justiça permitiu a criação de uma ouvidoria – um canal usado tanto para esclarecimento de dúvidas quanto para sugestões e reclamações. Com a participação do TJ-PE na rede Pernambuco Digital, o trabalho da corregedoria da Justiça também será agilizado. À distância, será possível acompanhar o trabalho executado em cada comarca do interior.

Em quatro anos, o TJ aumentou a quantidade de terminais de computadores em uso por seus servidores e juízes. De 600 unidades em 1997, passou para 3.700 em abril deste ano.

Fonte: JC On Line

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!