Funcionários x Banco

Juiz determina embargo de US$ 25 milhões do Banco do Brasil

Autor

16 de abril de 2001, 0h00

Um juiz trabalhista uruguaio determinou o embargo cautelar aos créditos, direitos e ações do Banco do Brasil no Uruguai, que valem cerca de US$ 25 milhões. A decisão serviu para atender um recurso dos próprios funcionários do banco que temem ser despedidos. A informação foi divulgada no jornal El País, de Montevidéu.

O Banco do Brasil comunicou, no começo do ano, ao Banco Central do Uruguai sua vontade de retirar-se do país alegando baixa rentabilidade de suas operações. De acordo com as cifras do BC uruguaio, o BB perdeu nos três primeiros trimestres do ano passado cerca de U$S 2 milhões.

A Associação de Empregados Bancários do Uruguai (AEBU) iniciou várias ações em defesa dos 47 empregados. Diante da possibilidade de ser despedidos e baseando-se no fato de que seus contratos asseguravam a estabilidade, apresentaram-se na Justiça pedindo um embargo cautelar, que foi decretado em 5 de abril de 2001.

De acordo com o jornal uruguaio, em janeiro, a AEBU atribuiu a retirada do BB a enfrentamentos políticos entre os dois países, argumentando que o banco brasileiro sempre perdeu dinheiro desde que se instalou em Montevidéu, há mais de 50 anos. “O fechamento é uma decisão política. Perderam dinheiro durante 55 anos. Agora se lembram da rentabilidade?”, disse Juan José Ramos, um dos diretores da AEBU, em entrevista ao El País.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!