O STF e a cidadania

Roda Viva entrevista a historiadora Emília Viotti sobre o STF

Autor

1 de abril de 2001, 0h00

A TV Cultura leva ao ar, nesta segunda-feira às 22h30, entrevista com uma das principais historiadoras brasileiras, a professora Emília Viotti da Costa. Titular da cadeira de História da América Latina na Universidade de Yale, ela estará lançando o livro “STF – O Supremo Tribunal Federal e a Construção da Cidadania”, na quinta-feira (5/4), em São Paulo, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos.

Emília Viotti vai examinar o papel do STF na história do Brasil, seu comportamento e influência na cena política e, principalmente, sua independência como Poder da República.

Entre as questões e comparações a serem suscitadas está o fenômeno do “ativismo judicial” que, nos Estados Unidos, foi responsável pelo amplo respeito aos direitos civis e a submissão do Poder Executivo à Constituição.

Como a obra de Emília Viotti alcança o período da “Nova República”, a historiadora deverá comentar também o papel do Judiciário brasileiro durante a ditadura militar (1964/1984), aspecto que não foi ainda devidamente estudado pela historiografia nacional.

A bancada de entrevistadores será composta por advogados, jornalistas e acadêmicos como Dalmo de Abreu Dallari, Isabel Loureiro (doutora em filosofia política pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp) e os jornalistas Getúlio Bittencourt e Sílvia Colombo.

O livro “O Supremo Tribunal Federal e a Construção da Cidadania” foi proposto e editado pelo Instituo de Estudos Jurídicos e Econômicos, ligado ao escritório Albino Advogados Associados. A obra, ricamente ilustrada com fotos e desenhos, tem 224 páginas e será vendida na rede de livrarias Cultura ao preço de R$ 65,00. A primeira edição tem tiragem de apenas 1 mil exemplares.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!