Justificativa mais fácil

Justiça Eleitoral de SP distribui formulários de justificativa

Autor

15 de setembro de 2000, 0h00

A partir de segunda-feira (18/9), a Justiça Eleitoral de São Paulo começa a distribuição dos requerimentos de justificativa eleitoral. Os formulários serão gratuitos nos cartórios eleitorais, TRE e nas agências do Banco do Brasil, em todo o Estado.

A justificativa eletrônica é uma das principais novidades destas eleições. O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia 1º de outubro deverá procurar o local de votação ou posto de justificativa mais próximo, a fim de justificar sua falta à eleição, levando formulário preenchido que será processado eletronicamente.

O preenchimento do número do título é indispensável, pois sem ele a justificativa não será válido.

As agências dos Correios não receberão mais essas justificativas. Em 1998, cerca de 2 milhões de eleitores justificaram a ausência à votação naqueles locais.

Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, a Justiça Eleitoral criou postos para recebimento dessas justificativas, que funcionarão em auxílio aos locais de votação.

A justificativa eletrônica é automática, não depende de apreciação do juiz eleitoral, e só pode ser feita no dia da eleição, no mesmo horário da votação e apenas por aqueles que se encontrem fora da cidade onde votam; por exemplo, eleitor que vota na cidade de São Paulo e estará no dia da eleição em Ribeirão Preto.

Veja o passo a passo da justificativa eletrônica:

Retire o formulário com antecedência, a partir do dia 18/9, em qualquer cartório eleitoral, TRE ou nas agências do Banco do Brasil.

Preencha o formulário com o nº do título eleitoral, nome do eleitor, endereço, nome da mãe, data de nascimento e assinatura.

Vá ao local de votação ou posto de justificativa mais próximo de onde estiver levando o formulário, título de eleitor ou documento de identificação.

Se o eleitor não tiver o nº do título, deverá consultar qualquer cartório eleitoral ou a Central de Atendimento do TRE (3277-1033) para obtê-lo. Sem o número, a justificativa não será processada.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!