Coluna do Rio

Juiz acusado de envolvimento com narcotráfico é afastado

Autor

14 de setembro de 2000, 0h00

Carreira suspensa

Um juiz de Macaé, na zona petrolífera do Rio, foi afastado pelo órgão especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O motivo seria o envolvimento com o narcotráfico.

Ratoeiras

A titular do 3º Juizado Especial Cível, Telmira de Barros Mondego condenou a empresa de planos de saúde Amil a pagar despesas hospitalares e indenização por dano moral a uma paciente portadora de câncer.

A empresa negou autorização para o tratamento.

Nas contra-razões para repelir a indenização, a Amil descreveu o problema enfrentado pela cliente como “um mero dissabor”. A quantia de R$ 3 mil pretendida foi considerada pela empresa como demasiadamente alta “que foge à realidade econômica do país”.

Faltou materialidade

Foi arquivado o processo que o governo federal movia desde 1996 contra o brigadeiro Ivan Frota. O militar havia apontado irregularidades no processo de contratação da Raytheon para o sistema de controle aéreo da Amazônia (Sivam).

Frota era acusado de ofender a dignidade do presidente da República e do Congresso Nacional.

A 7ª Vara Federal do Rio mandou encerrar o processo por falta de materialidade.

Recurso extraordinário

Para agilizar o julgamento dos recursos, principalmente nos agravos de instrumento, que hoje são inúmeros, em razão da mudança de procedimento a 2ª e a 9ª Câmaras do TJ-RJ vêm dando ênfase ao artigo 557 do CPC, que permite ao relator julgar improcedentes os pedidos.

A medida tende a desafogar o volume de 130 mil processos que estão em 1ª instância e já com recursos nas câmaras civis e criminais.

Infovia forense

Como resultado das articulações do desembargador Sérgio Cavalieri Filho, o TJ-RJ estará totalmente informatizado e breve. O Banco do Brasil doou ao tribunal 3 mil computadores.

Somados aos 1.500 computadores que o TJ está comprando a corte carioca deve assumir o 1º lugar em informatização do País.

Coroados

Foi eleita ontem pelo órgão especial do TJ-RJ a juíza Vany do Couto Faria. Dos 22 votantes ele obteve 13 votos.

O governador Garotinho, por sua vez, acabou de nomear para desembargador o procurador de Justiça, Márcio Robert Manheimer.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!