Coluna do Rio

A bem sucedida estratégia de César Maia para ganhar a eleição

Autor

28 de outubro de 2000, 23h00

Foi graças a três temas que o candidato do PTB, César Maia, foi eleito prefeito do Rio:

Segurança, construção de apart-hotéis e descontos de 11% nos contra-cheques dos aposentados.

Bater forte na insegurança; na proliferação de “colméias” urbanas; e na insistência da prefeitura em tributar inativos funcionou.

No primeiro turno, o candidato e atual prefeito Luis Paulo Conde (PFL), teve 1,149 milhão de votos e o atual vencedor 749 mil.

Está diferença – 10% – desapareceu com a concentração do discurso do eleito, nos três temas acima citados.

No ar

O juiz da 1ª Vara de Infância e Juventude, Siro Darlan de Oliveira perdeu neste domingo (29/10), as funções de juiz eleitoral na Zona Norte do Rio. A destituição foi aprovada pela Corte do TRE-RJ. O magistrado teve declarações usadas no horário eleitoral do PFL. Foi punido porque a Lei Eleitoral proíbe, terminantemente, tal atitude.

Darlan anuncia que vai entrar com uma ação por danos morais contra o candidato do PTB, César Maia. O processo é uma resposta ao programa eleitoral do petebista no qual ele insinua favorecimento do juiz ao candidato Luiz Paulo Conde (PFL).

Amém

Foi torpedeada pelo desembargador Miguel Pachá , do TJ-RJ, a tentativa do deputado Carlos Minc de derrubar a lei 3.459/00, do deputado Carlos Dias, obrigando o oferecimento de ensino religioso aos alunos da rede pública do estado.

Fiat lux

A Companhia Paulista de Força e Luz decidiu levar Furnas aos tribunais.

Quer de volta os gastos que teve comprando energia no mercado atacadista, devido ao atraso no início da operação de Angra II.

Outras concessionárias farão o mesmo.

À francesa

Presidente do STF, ministro Carlos Velloso, tira folga da polêmica sobre o aumento salarial do Judiciário: embarcou neste final de semana para a Europa.

Faxineira

A estudante de direito Renata Alves, que denunciou as fraudes fiscais de Wanderley Luxemburgo, vai contar em livro a histórias de suas relações afetivas e comerciais com o ex-técnico da seleção.

A obra, da Editora Forense, tem título provisório “A mulher que fez a limpeza do futebol brasileiro”.

Tribunais Especiais

O consulado americano no Rio promoverá, a partir do dia 6, um curso de capacitação para a instalação, em sete estados, de Tribunais Especiais para Dependentes Químicos.

O projeto conta com o apoio das respectivas secretarias de Segurança Pública. Tem também a simpatia e aprovação do ministro-chefe de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!