Direito de família

Viúva poderá anular processo de reconhecimento de paternidade

Autor

10 de outubro de 2000, 23h00

Viúva pode substituir marido, morto durante andamento de processo, em caso que se discute a anulação de certidão de nascimento de uma criança registrada por dois pais? A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça considerou que sim.

O caso aconteceu em Minas Gerais: o marido de J. entrou na Justiça para anular registro civil de nascimento lavrado em 1992 de uma criança (S.C.A.J.) que seria seu filho e de sua amante (M.G.C.). Ele afirma que durante algum tempo manteve relações extraconjugais e que foi induzido por sua amante a registrar como seu filho o menino nascido em 1987, que então já havia sido registrado com outro nome pelo marido de M.G.C.

Durante a ação, o marido de J., autor da ação, morreu e esposa solicitou ao juiz a substituição processual. O caso foi enviado de volta à Vara de Registros Públicos, Falências e Concordatas e o Ministério Público sugeriu a extinção, sem julgamento do mérito “diante das deficiências formais do pedido, sem indicação de provas da residência atual da mãe do menor e do valor da causa”.

A viuva apelou, mas a Segunda Câmara do Tribunal de Justiça de Minas Gerais não acatou o pedido “por falta de legitimidade ativa para figurar no processo como substituta do pai da criança”. Inconformada, ela recorreu ao STJ, insistindo na questão da legitimidade: “Não se trata de cancelamento da paternidade, mas sim de duas paternidades atribuídas a uma só pessoa”.

Para o ministro do STJ Ruy Rosado, relator do recurso, o Código Civil não tem regra expressa para o caso. “Os dispositivos mais próximos estão nos artigos 345 e 351 do Código Civil, que admitem a transmissão do direito aos herdeiros do autor da ação, sobrevindo o seu falecimento no curso dela”. O ministro explicou que na hipótese de falsidade do segundo registro o interesse na ação de impugnação é não apenas dos herdeiros, mas da própria ordem pública”.

Com a decisão do STJ, a viúva poderá tentar obter na Justiça a anulação do registro da paternidade da criança.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!