Consultor Jurídico

Fórum debate aspectos jurídicos do contrato de seguros

5 de outubro de 2000, 0h00

Por Redação ConJur

imprimir

Responsabilidade Civil, direitos do consumidor, fraudes nos seguros foram alguns dos temas abordados no 1º Fórum de Direito do Seguro José Sollero Filho, promovido pelo IBDS – Instituto Brasileiro de Direito do Seguro. O evento reuniu alguns dos maiores especialistas brasileiros no assunto.

Um dos integrantes da mesa de debates, o professor da Universidade Federal da Bahia, J.J. Calmon de Passos, abordou o risco na sociedade moderna e seus reflexos na teoria da responsabilidade civil e na natureza jurídica do contrato de seguro. Em sua análise, a criação de um organismo na sociedade, pode amenizar os danos sofridos pelas pessoas, “pois as conseqüências danosas, essas são individuais”, discorreu.

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul enfocou as Relações Jurídicas Comunitárias e Direitos Subjetivos, no intuito de estabelecer traços conceituais que individualizam as duas categorias jurídicas, defendendo a tutela da prevenção além do dano.

Em relação a era tecnológica, a doutora em Direito e professora da Universidade da Colômbia, Hilda Zornosa Pietro, destacou a Teoria de Sistemas, a dimensão social em que se deforma a percepção do risco e a obrigação de evoluir da “modernidade industrial”, a partir de uma maior consciência de risco.

Em defesa do segurado estava o ministro da Suprema Corte da Colômbia, o professor Carlos Ignácio Jaramillo y Jaramillo, ombudsman e vice-presidente do Comitê Ibero-Latino-Americano de Direito do Seguro.

Outros especialistas em Direito do Seguro na América latina, também enfocaram temas como a consensualidade no contrato de seguro, cláusulas abusivas, contratos de resseguro e a fraude praticada por segurados e seguradores.

Dois temas encerraram o evento: a aplicação do Código de Defesa do Consumidor às relações de seguros e a ação direta da vítima contra o segurador de responsabilidade civil nos países latino-americanos, com suas diferenças e semelhanças.