Icann cria sufixos

Órgão mundial adota novos endereçamentos na Internet

Autor

17 de novembro de 2000, 23h00

A organização mundial criada para gerenciar a nomenclatura na Internet (Icann) definiu nesta sexta-feira (17/11), em Marina Del Rey, na Califórnia, os novos sufixos de endereçamento na web.

Os novos sufixos são: .biz; .info; .name; .pro; .museum; .aero; e .coop.

A Icann (The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), é uma corporação sem fins lucrativos criada para formalmente assumir a responsabilidade pela alocação de espaço dos endereços IP, parâmetros de protocolo, gerenciamento do sistema de nomes de domínio e funções de gerenciamento do sistema de servidores raiz.~

“É uma decisão importantíssima” afirma o especialista em aspectos jurídicos da Internet, Omar Kaminski, referindo-se aos novos sufixos. “É a primeira vez que se criam novos domínios para uso internacional desde a adoção dos conhecidos .com, .org, .gov e .net e mais alguns poucos”.

Segundo o advogado, o Comitê Gestor da Internet no Brasil já resolveu, antes mesmo da decisão na reunião da Icann, que incorporaria automaticamente os domínios selecionados à sistemática local – acrescentando a designação geográfica .br.

No caso do .name, fica a dúvida, ainda, pois o Brasil já adotou o .nom.br. e, para o .info, o Brasil já utiliza o .inf.br.

O .biz promete ser o grande rival do .com.

Em uma votação online recente (a maior do mundo até então, pela Internet), foram eleitos 5 novos diretores, entre eles o brasileiro Ivan de Moura Campos, que também integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!