Bilionário por um dia

HSBC deposita R$ 90 bi na conta de correntista, por engano.

Autor

9 de novembro de 2000, 23h00

Um contador do Paraná ficou bilionário por engano. A quantia de R$ 90 bilhões apareceu misteriosamente em sua conta corrente no HSBC no dia 16 de outubro. No dia seguinte, o valor desapareceu. A família do contador Edson Carlos Moleda quer saber como o dinheiro foi parar na conta.

O banco afirmou que houve problema técnico em uma única máquina do auto-atendimento e que o cliente não terá nenhum prejuízo. A família não aceita a explicação, porque chegou a tirar extratos em lugares diferentes para confirmar a riqueza repentina do contador.

Em casos semelhantes, a Justiça tem entendido que, uma vez feito o depósito, o banco não tem o direito de sacá-lo sem a autorização do correntista.

O depósito na conta foi percebido por volta das 20h30, quando a esposa do contador acessou os serviços oferecidos pelo telebanco. A família refez a consulta para confirmar a informação. O contador foi a uma agência do HSBC para tirar um extrato.

O valor foi confirmado. Como ainda não estava acreditando, foi em outra agência para se certificar. Ele até pensou em transferir o dinheiro. “Mas também achou que poderia ser da máfia, do narcotráfico, e aí se complicaria para o resto da vida”, disse seu irmão.

Revista Consultor Jurídico , 10 de novembro de 2000.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!