Ataulfo Alves na Justiça

Filhos do compositor Ataulfo Alves processam Editora Globo

Autor

17 de março de 2000, 0h00

Dois filhos do saudoso compositor Ataulfo Alves entraram na Justiça com pedido de indenização por danos morais e patrimoniais contra a Editora Globo. Eles acusam a editora de lançar um CD com as músicas do compositor, acompanhado de um fascículo com fotos e histórias do pai, sem a devida autorização.

Em 1997, a Globo lançou a coleção “MPB Compositores”. O fascículo de número 24 foi dedicado a Ataulfo Alves e vendido a R$ 11,90 cada unidade.

Athaulpho Alves de Souza Júnior e Adeilton Alves de Souza alegam que, de acordo com a Lei de Direitos Autorias, detêm os direitos de todas as obras produzidas pelo pai, por serem seus herdeiros naturais.

Eles argumentam que, com a morte do pai, “qualquer forma de publicação das obras de Ataulfo Alves, bem como a divulgação da história de sua vida e de sua família, passaram a depender, necessariamente, de autorização dos herdeiros”.

Os filhos afirmam que só permitiram que a Editora Globo produzisse o CD com as músicas de Ataulfo. Mas que a Globo, “desrespeitando o limite da autorização dada”, editou a revista que acompanha o CD trazendo “a público toda a sua vida e de sua família, utilizando, dentre outras, diversas fotografias de sua esposa e filhos”.

Como a publicação teve fins lucrativos, os herdeiros alegam danos patrimoniais por não terem recebido nenhum valor correspondente aos lucros obtidos com a venda da coleção. Os danos morais teriam sido causados pela falta de autorização da publicação.

A petição inicial do processo pede que a Editora Globo seja condenada a repassar aos filhos de Ataulfo toda a verba arrecadada com a venda dos fascículos, além de pagar indenização de 5 mil salários mínimos – o que hoje corresponde a R$ 680 mil.

A ação foi impetrada na 44ª Vara Cível do Rio de Janeiro e a primeira audiência sobre o caso, onde é feita uma tentativa de acordo, foi marcada para o próximo dia 30 de março, às 14h.

Revista Consultor Jurídico, 17 de março de 2000.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!