Pleito no MP é definido

SP: Sai o resultado da eleição para procurador-geral de Justiça

Autor

8 de março de 2000, 0h00

Foram definidos, nesta quarta-feira (8/3), os nomes que irão compor a lista tríplice, da qual sairá o sucessor do atual procurador-geral de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey.

Os eleitos são: José Geraldo Brito Filomeno (com 17,2% dos votos), Herberto Magalhães da Silveira Júnior (13,7%), Marino Pazzaglini Filho (10,68%). O candidato René Pereira de Carvalho ficou fora da lista com apenas 5,8% dos votos.

O primeiro colocado, José Filomeno, é o que mais se identifica com a administração de Marrey, já que foi chefe de gabinete do atual procurador-geral de Justiça. Contudo, Marrey se manteve imparcial durante todo o processo eleitoral.

Filomeno também é conhecido por ser um dos criadores do Código de Defesa do Consumidor. Ele é um dos maiores especialistas brasileiros no assunto. Para ele, o Ministério Público precisa ter estrutura à altura de suas grandes responsabilidades. “Isso começa com recursos materiais e passa para os recursos humanos, que são o nosso bem mais precioso”, afirmou.

Agora, a lista será encaminhada ao governador Mário Covas, que indicará o novo procurador-geral de Justiça. A escolha do governador independe da classificação dos candidatos.

Cada eleitor poderia escolher três nomes para a lista. Cada nome escolhido vale como um voto, o que triplicou a quantidade de votos e deu margem para 2.433 (51,85%) votos em branco. Os votos nulos somaram 0,77% do total.

Revista Consultor Jurídico, 8 de março de 2000.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!