Selic na mira

STJ decide sobre constitucionalidade da cobrança da taxa Selic

Autor

17 de maio de 2000, 0h00

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderão decidir, nos próximos dias, sobre a constitucionalidade da taxa Selic para fins tributários.

A taxa foi criada, inicialmente, para indexar os juros dos títulos públicos federais concedidos à instituições financeiras. No entanto, a partir da vigência da Lei 9.250/95, o índice passou a ser usado também na cobrança de tributos.

A possível inconstitucionalidade foi levantada no recurso em que a Fazenda Nacional contesta a utilização da Selic em uma ação de devolução de créditos tributários.

O processo foi movido por Aylton de Carvalho e Silva, que pede que o calculo da restituição de empréstimo compulsório sobre combustíveis, decretado em 1986, seja indexado pela Selic. Atualmente a restituição é feita pelo IPC, índice cuja correção é menor.

Ao admitir, em seu voto, a admissibilidade do processo, o ministro Franciulli Netto afirmou que a taxa representa um aumento indevido do tributo afrontando o artigo 150, inciso I, da Constituição Federal.

Falando à revista Consultor Jurídico, o advogado especialista em direito tributário, Eduardo Diamantino, afirmou que “a utilização da taxa para matéria tributária a torna inconstitucional”. Para ele, a Selic “cria desigualdade a medida em que o contribuinte não pode se valer da taxa na restituição do imposto”.

Diamantino também afirma que esta desigualdade não é a única distorção referente à taxa. Segundo ele, a taxa é constituída por juros mais correção monetária, o que aumentaria irregularmente a cobrança, pois na tributação já são exigidos juros moratórios.

A 2ª Turma do STJ deverá decidir se a lei fere ou não a Constituição Federal. Se a Turma decidir pela inconstitucionalidade, o caso deverá ser encaminhado para a Corte Especial do tribunal (Processo: 215.881).

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!