PF força família de Nicolau

Delegados constrangem filhas de Nicolau

Autor

20 de julho de 2000, 0h00

Dois delegados da Polícia Federal estiveram hoje no local de trabalho de uma das filhas do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, Cristina, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, onde tentaram obter informações sobre o paradeiro de seu pai.

Os mesmos delegados estiveram antes no escritório do advogado Alberto Zacharias Toron, com a mesma finalidade. A atitude mais ousada dos delegados, contudo, foi visitar a casa onde o ex-juiz morava, onde a outra filha de Nicolau, Virgínia, reside. A pressão dos policiais teria provocado um surto (crise nervosa). O médico que a atendeu teria recomendado a sua hospitalização.

Toron, que defende o ex-juiz na área criminal, anunciou que pretende adotar medidas administrativas ou mesmo judiciais em razão do constrangimento ilegal a que Cristina e Virgínia estariam sendo submetidas. Nesta quinta-feira (20/7), o advogado foi procurado, inclusive, pelo ministro da Justiça, José Gregori.

Na opinião do consultor jurídico criminal, Luiz Flávio Gomes, a Polícia Federal abusou de sua autoridade: “Em hipótese alguma se pode envolver ascendentes, descendentes, irmãos ou cônjuges em uma investigação como essa porque não há delito em se acobertar o familiar”. Ex-juiz criminal, Luiz Flávio Gomes concorda que pode ter se configurado constrangimento ilegal o ato de ir ao local de trabalho de Cristina ou ao domicílio de Virgínia para pressioná-las.

Alberto Toron excluiu a hipótese noticiada de que Nicolau dos Santos Neto estivesse querendo se entregar antes do julgamento do pedido de habeas corpus apresentado por ele.

Acredita-se que as investidas dos delegados da PF tenham sido promovidas com o objetivo de desestabilizar emocionalmente o ex-juiz foragido e, com isso, tentar forçar o seu reaparecimento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!