Prefeitos sob controle

Câmara aprova Lei de Responsabilidade Fiscal

Autor

25 de janeiro de 2000, 23h00

Eleitos pelo Ministério da Fazenda como os maiores adversários do equilíbrio das contas públicas, os prefeitos devem ser submetidos a controles que não existem até agora.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, destinada a restringir gastos públicos, foi aprovada na noite desta terça-feira (25/1). Seu texto menciona também os Executivos federal e estaduais, mas o verdadeiro alvo são as prefeituras.

O projeto, que obriga a União, os Estados e os municípios a fixarem metas fiscais para os três anos seguintes ao ano em curso, teve os votos favoráveis de 385 deputados e 86 votos contrários.

O texto estabelece um limite de gastos para o pagamento do funcionalismo público. Estados e municípios podem destinar no máximo 60% de suas receitas para despesas com pessoal. Para a União, o limite é de 50% da receita.

Em ano eleitoral, os chefes do Executivo estão proibidos, nos oito meses anteriores à eleição, de começar obras que não sejam concluídas até o final do mandato. As despesas com o pessoal devem permanecer estáveis nos seis meses que antecedem o pleito.

O projeto também estabelece que os recursos públicos só poderão ser utilizados para socorrer bancos se for aprovada uma lei específica permitindo a ajuda.

Essas regras deveriam fazer parte da reforma tributária que se inviabilizou pelo desinteresse do próprio governo. Sem a reforma, o Palácio do Planalto passou a patrocinar apenas os aspectos de seu interesse imediato.

A nova lei se inscreve em um contexto de instrumentos destinados a fortalecer o Executivo federal tanto em relação à máquina pública quanto em relação aos contribuintes.

A votação era incerta até o início da tarde, mas foi garantida quando os líderes governistas entraram em acordo sobre a necessidade da vigência imediata da lei.

Os prefeitos tentaram, mas não conseguiram adiar a entrada em vigor da lei para depois das eleições municipais.

Antes da votação, o presidente Fernando Henrique Cardoso convocou a imprensa e fez um apelo público pela aprovação do projeto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!