Juízes em alta

Para 88% dos brasileiros, juízes inspiram confiança.

Autor

16 de janeiro de 2000, 23h00

A maioria dos brasileiros enxergam a figura do juiz como um homem que inspira confiança e respeita os direitos dos cidadãos. Essa foi uma das conclusões da pesquisa “Atitudes, Normas Culturais e Valores em Relação a Violência”, elaborada pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo, que acaba de ser publicado, foi coordenado pela professora Nancy Cardia. A pesquisa foi realizada entre março de abril do ano passado, em 10 capitais brasileiras. À época, a CPI do Judiciário estava investigando as primeiras denúncias de irregularidades cometidas por membros da Justiça.

O levantamento tomou como base a seguinte pergunta: “Se o Sr. tivesse uma ação correndo na Justiça e fosse chamado pelo juiz para dar a sua versão, como imagina que o juiz reagiria?”.

Apenas 12% dos entrevistados afirmaram que o juiz não os trataria com respeito e que não teriam a oportunidade de contar a sua versão dos fatos ao magistrado.

A maioria (87%) acredita que seus direitos como cidadão seriam respeitados diante de um julgamento. Para 86% dos pesquisados, o juiz ouviria todos os lados da história para que pudesse “tomar uma boa decisão”.

Dentre os 1,6 mil entrevistados, 70% acham que seria dada maior importância ao seu depoimento, em detrimento dos fatos narrados pelos demais depoentes. Mas, somente 46% afirmam que o juiz seria influenciado pela sua história na hora de tomar a decisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!