Fim da AAI
O relatório final da CPI que investigou a ação violenta da guarda municipal contra manifestantes no Teatro Municipal, em abril passado, foi entregue hoje ao Ministério Público do Rio.
Pede o fim da Assessoria de Assuntos Internos (AAI), que funciona como serviço de espionagem.
Não à violência infantil
Desde o dia 1º de janeiro, o Disque Denúncia conta com uma equipe especial para atender casos de crianças vítimas de maus tratos em casa ou envolvidas em qualquer situação de risco.
Uma juíza coordenará o trabalho. O telefone de atendimento é (0XX21) 253-1177.
De olho nos vândalos
O Grupamento Especial de Proteção aos Estádios finalizou um plano de ação e o entregará à Secretaria de Justiça do Rio para que a legalidade da medida seja examinada.
O projeto é uma prevenção para que os hooligans que virão ao Rio de Janeiro torcer pelo Manchester United, no Campeonato Mundial Interclubes, não façam bagunça. A idéia é pegar os vândalos no aeroporto, levá-los ao hotel e não deixá-los um minuto sequer soltos pela cidade.
Relato liberado
Com circulação proibida há mais de duas semanas, o livro "Eu, cabo Anselmo" foi liberado pelo desembargador Walter D'Agostino, da 6ª Câmara Cível do Tribunal do Rio.
A edição foi apreendida pela Justiça a pedido de parentes dos presos e políticos mortos durante a ditadura, que Anselmo, delator confesso, ofendeu em seu relato.
Chapa em definição
O que têm em comum o delegado do caso Baugarten, Ivan Vasques, e o deputado do PTB Roberto Jeferson?
Nada, a não ser que integram a mesma chapa de oposição para a OAB do Rio. Com Paulo Goldrach candidato a presidente.
Trabalho em casa
Depende apenas de sanção do Executivo a aprovação do projeto de lei do vereador Ruy Cezar, para que as microempresas e as empresas de pequeno porte que funcionam em residências possam ser legalizadas.
O projeto - que cria o Alvará de Autorização Especial para esses casos - já recebeu sinal verde da Câmara Municipal do Rio
Devolução infeliz
Único da cidade, o Hospital de Angra dos Reis não tem mais entre seus recursos técnicos o indispensável tomógrafo. Vital em determinados exames, o aparelho foi tomado pela Toshiba que não recebeu por ele o devido pagamento.
A Prefeitura do balneário não só deu beiço, como devolveu a geringonça com defeito.
A amnésia de Naya
Aos pastores evangélicos que visitavam presos do Ponto Zero, sábado à tarde, o ex-deputado Sérgio Naya, aos prantos, desabafou:
- Não sei por que estou aqui?
Pobre Naya. Está com amnésia.
Vígilia continua acirrada
O ex-deputado Sérgio Naya, preso desde 16 de dezembro no Ponto Zero, prestará na próxima sexta-feira seu primeiro depoimento à Justiça do Rio. Ele vai ser interrogado pela juíza Érika Cunha, da 33ª Vara Criminal.
O depoimento será acompanhado de perto pelas vítimas do desabamento do Palace II. Segundo a presidente da Associação de Vítimas do Palace, Rauliete Guedes, a preocupação agora é com um possível relaxamento da prisão de Naya.
- Não acreditamos que a juíza vá relaxar a prisão de Naya agora, mas estamos preocupados. Se isso acontecer, ele desaparecerá, afirmou Rauliete.
Um forte motivo
O motivo que levou o presidente FHC a vetar o projeto que anistiava as multas eleitorais da campanha passada: se não o fizesse, certamente seria acusado de estar se beneficiando da medida.
Em 1998, o presidente foi multado em R$ 6.839,00. A aprovação do projeto seria um prato feito para a oposição.
Outro forte motivo
Já se sabe o motivo que levou o governo a suspender a Medida Provisória proibindo o funcionamento dos bingos em todo o país. A MP custaria aos cofres públicos, por baixo, R$ 1 bilhão em ações de
indenização por lucros cessantes.
Alegria dura pouco
Pode dançar quem esperava escapar das multas aplicadas nas rodovias federais e estaduais em todo o Estado do Rio. A decisão de anistiá-las, tomada pelo governo estadual, fere a Constituição, segundo a qual só a União pode legislar sobre a matéria de trânsito.
O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, entrará esta semana com Ação Direta de Inconstitucionalidade para suspender a lei.
Pavão no Ministério
A comitiva que acompanhou FH ao réveillon no Forte Copacabana achou graça do convite da festa.
O titular da Defesa assinou-o como "Ministro doutor Élcio Álvares". Em todo Ministério, é o único a usar a pavonice.
Combate
Ano passado, o Brasil registrou 4 mil mortes por acidentes de trabalho. Inconformado com o número, o ministro Francisco Dornelles vai intensificar a campanha para a redução dos acidentes. Quer menos 40%, no mínimo.
Casamento ou emprego?
Poucos sabem, mas o STJ estabeleceu a "relação de emprego entre casais". A decisão determina que, em caso de separação sem bens a dividir, a mulher faz juz a indenização por serviços domésticos prestados ao marido.
Guinle: o retorno
O playboy Jorginho Guinle tomou gosto pelas letras e já está tocando a segunda parte de sua autobiografia. A primeira custou-lhe um processo, ainda em andamento, pelas indiscrições.
Ele garante, mesmo assim, que não negará ao leitor, no novo livro, a porção picante de sua vida mundana.
Comentários de leitores
0 comentários
Comentários encerrados em 13/01/2000.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.