Procuradores desistem de greve

Procuradores da República desistem de greve

Autor

23 de fevereiro de 2000, 23h00

Na primeira reunião do Colégio de Procuradores da República da história não será discutida a paralisação das atividades do Ministério Público Federal (MPF). Segundo os procuradores, o assunto foi tirado de pauta porque “o momento não é oportuno” para a discussão.

Contudo, não foi descartada a deflagração de greve para defender a “independência e o exercício das funções institucionais do MP”, caso se torne necessária.

A reunião – que será realizada nesta sexta-feira (25/2), às 14h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – tratará de assuntos como a Lei da Mordaça, a equivalência de salários com o Poder Judiciário, os critérios de nomeação dos procuradores e a criação de novos cargos para cobrir a defasagem da categoria.

A procuradora da República na 5ª Região (Recife), Armanda Figueiredo, afirma que “nossa maior angústia se prende aos diversos projetos de lei que, se aprovados, irão nos reduzir a meros integrantes de um departamento do Executivo”.

Armanda está levando a Brasília textos em português, inglês e francês dando conta das implicações que a Lei da Mordaça – que proíbe juízes, membros do Ministério Público e autoridades policiais de divulgar informações à imprensa sobre processos e inquéritos em andamento – deve ter no combate à criminalidade no Brasil.

Outra preocupação é que se mantenha a equivalência da remuneração do Ministério Público com o Judiciário. O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, já garantiu, em nota distribuída aos procuradores, que será mantida a vinculação.

Brindeiro também afirmou que o apelo por novos cargos será atendido com a aprovação do projeto que cria 304 cargos de procuradores da República.

Segundo os procuradores, “o projeto está parado na Câmara desde 1997 e a defasagem do número de procuradores em relação ao de juízes é de 200%”. Isso estaria agravando a lentidão da Justiça.

O procurador-geral da República presidirá o Colégio e a reunião será aberta ao público.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!