Idec suspende CPMF

Idec revoga exigência que inviabilizava suspensão da CPMF

Autor

22 de setembro de 1999, 0h00

Os 40 mil associados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vão poder suspender o pagamento da CPMF apenas com a apresentação da carteira do instituto ao banco. A juíza Regina Helena Costa, da 14ª Vara da Justiça Federal, enviou um ofício ao Banco Central determinando que as instituições financeiras sejam avisadas do procedimento.

O Idec convenceu a magistrada de que a exigência inicial tornaria inviável o cumprimento da decisão. A juíza concedeu a liminar ao instituto em 15 de setembro, mas estabeleceu que cada associado deveria apresentar uma cópia da liminar autenticada, juntamente com a carteirinha de associado, para que o banco suspendesse o tributo.

No processo, o Idec alegou que houve violação dos princípios constitucionais da igualdade e da capacidade contributiva; que a Constituição veda o confisco e que contempla o sigilo bancário; e que a emenda 21/99 padece de inconstitucionalidade.

A CPMF foi introduzida na Carta Magna através da Emenda Constitucional número 12, de 1996, e instituída pela Lei Complementar número 9311, de 24 de outubro de 1996. Sua vigência foi prorrogada pela Lei 9539/97 e pela Emenda Constitucional número 21, de 18 de março de 1.999.

Mais informações no site do Idec: http://www.uol.com.br/idec

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!