Etiquetas de preços

STJ julga obrigatoriedade de etiquetas com preços

Autor

11 de setembro de 1999, 0h00

Em julgamento iniciado esta semana, no Superior Tribunal de Justiça, os relatores de dois processos que envolvem a etiquetagem de produtos com seus preços já votaram pela sua obrigatoriedade. Um pedido de vista, contudo, adiou a decisão para a próxima semana.

Os comerciantes alegam que o código de barras é suficientemente informativo para os consumidores. O ex-ministro da Justiça, Renan Calheiros que estabeleceu a obrigação, afirma que o cidadão tem olhos e não scanners (equipamento de leitura eletrônica) e tem direito de saber o preço do que vai comprar.

Para o presidente do Sindicato Varejista do Material de Construção (Sincomavi), Lázaro Infante, obrigar a etiquetagem individual de cada produto leva a uma distorção. “Por que etiquetar milhares de parafusos se é possível etiquetar a caixa ou a gôndola onde o produto se encontra?”, pergunta ele.

Os advogados dos supermercados e lojas de departamentos que contestam a decisão do Ministério da Justiça alegam que Calheiros não poderia ter imposto uma norma tão relevante por simples ato administrativo.

Tanto Milton Luiz Pereira quanto Garcia Vieira, os dois ministros-relatores dos recursos que se encontram no STJ, ao decidir pela obrigatoriedade das etiquetas invocaram a informação do preço como um direito básico do consumidor.

A deliberação será tomada pelos dez ministros que integram a 1ª Seção do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!