PT impede avanço

Deputada acusa PT de impedir avanços da reforma do Judiciário

Autor

2 de novembro de 1999, 23h00

A relatora da reforma do Judiciário, Zulaiê Cobra Ribeiro, acusou o Partido dos Trabalhadores (PT) de impedir os avanços incluídos em sua proposta, que tramita no Congresso Nacional. Em conversa telefônica com o presidente nacional da OAB, Reginaldo de Castro, a deputada afirmou que seu relatório vem sendo bombardeado por interesses “meramente corporativos”.

Segundo a parlamentar, o PT teria se aliado às “forças conservadoras da Câmara, lideradas pelo ex-governador de São Paulo Fleury Filho”, e estaria votando contra todos os pontos benéficos do texto.

Zulaiê disse que o deputado Biscaia (PT-RJ) “está deixando de lado a linha programática do seu partido para votar de acordo com os interesses do Ministério Público, onde atuava antes de se eleito”.

Para o presidente da OAB, se as informações da deputada estiverem corretas, a parceria “inusitada” do PT com os conservadores “pode impedir a reforma de atacar as deficiências históricas do Judiciário: morosidade e falta de transparência”.

Castro afirmou que o fato é estranho. “O PT tem sido um parceiro de todos os movimentos que a OAB promove em favor das reivindicações da sociedade civil”. O advogado alertar o presidente do partido, deputado José Dirceu, sobre o assunto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!