Reforma do Judiciário

Procuradores protestam contra reforma do Judiciário

Autor

31 de outubro de 1999, 23h00

Cerca de 200 procuradores de Justiça, reunidos no 16º Encontro Nacional dos Procuradores da República, no Rio de Janeiro, protestaram contra o cerceamento à liberdade de imprensa e o retrocesso dos direitos humanos que a reforma do Judiciário, tal como está, poderá trazer. Os protestos foram documentados na Carta do Rio, divulgada sábado passado (30/10).

O documento afirma que “direitos fundamentais ficarão ameaçados, caso se confirme a extinção do controle externo da atividade policial pelo Ministério Público”. Para os procuradores, essa proposta é inaceitável.

Proibir a divulgação de informações ao público e à imprensa sobre os inquéritos instaurados – como prevê a proposta da deputada Zulaiê Cobra – é também inadmissível, segundo os procuradores. A Carta do Rio diz que se pretende “responsabilizar os membros do Ministério Público e do Judiciário com a perda de cargo, pela divulgação de qualquer notícia referente a processos ou investigações”.

Eles consideram a intenção um atentado não só contra a liberdade de expressão e de imprensa como também “ao direito do povo à informação verdadeira”. No evento, o ministro do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence disse que, do jeito que está, seria melhor que a reforma do Judiciário não fosse realizada agora.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!